Resenha: Anjos do sagrado coração | Colleen Curran | Garota Indecisa

Resenha: Anjos do sagrado coração | Colleen Curran

Anjos do sagrado coração
Autora: Colleen Curran
Editora: Record
Ano: 2007
Páginas: 303
Classificação: ★★★★ (03 estrelas)
Sinopse:
Astrid, Juli e Thisbe têm 15 anos e estudam no último colégio só de garotas de Milwaukee. Em meio às freiras, colegas nerds e garotos mais ou menos interessantes, elas vivem em uma montanha-russa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A emoção é a única recompensa que as garotas procuram, com suas botas militares e suas saias curtas sobre as meias arrastão.




Sexo drogas e Rock'n roll adolescentes rebeldes e problemáticos, tudo isso descrito em uma linguagem seca, confusa, sem classe e com narrações de baixo calão.



Quando comecei a ler o livro, esperava uma leitura mais adolescente e menos drama que na minha opinião alguns foram demasiados forçados.
O livro a principio gira em torno de Thisbe, uma garota de 15 anos que sofria bullying e por conta disso se muda para um colégio Religioso só para garotas comandado por freiras, onde a religião e os bons costumes passam longe.

Éramos garotas com saias xadrez, barulhentas e irritantes, rodando de carro com janelas abertas. Boas alunas, todos os anos entrando para o quadro de honra, apesar de nossa fama. Éramos boas beijando, nada mal dançando, rápidas com as mãos. Desesperadas e perigosas. Um tanto perdidas, é claro. Todo mundo sabia disso. - Pág.32

O  começo da leitura foi confusa, as frases e os acontecimentos foram jogados nas páginas e eu fiquei sem saber o que era realidade ou apenas flashbacks.
Thisbe não demora a esquecer o seu passado e passa a ser conhecida como Docinho, e a faz parte de um grupo formado pela problemática Juli e a esnobe Astrid conhecidas como "As putinhas da Colina" e não que isso as incomodem, muito pelo contrário.
Certos acontecimentos, em geral relacionados ao sexo  e conflitos adolescente eu achei muito forçados, pois a forma como foram retratados, tão cheios de confiança e realidade  para  logo depois serem esquecido me deixou inconformada, mas no fundo aliviada, afinal a autora tem um dom de te deixar cheia de emoções: querendo que o drama acaba logo e ao mesmo tempo em choque com as loucuras dos anos 80
O livro é sobre adolescentes que só querem curtir a vida nos loucos anos 80, quebrar as regras, sair escondidas, fazer sexo é como dançar, usar drogas e ter uma noite de bebedeira é apenas diversão para uma noite de tédio, brincar com os sentimentos dos outros é apenas uma consequência e responsabilidade simplesmente não existe.
Cada personagem tem uma forma particular e peculiar de ver e viver o mundo, cheia de dúvidas e extravagâncias. A autora foi bem realista ao construir cada personagem, apenas achei as situações exageradas.

Nada de heróis , nada de amor, nada de glória.

O livro não tem absolutamente nada de fofo, apesar de ser infanto-juvenil é uma leitura pesada que aborda não só sexo, mas  dramas reais, bullying de uma forma realista e cruel, abordo, drogas, agressões e dores que não imaginamos que alguém de 15 anos possa ter.

Apesar de ter essa relação de ódio e amor pelo livro, no fim você nota que mesmo passando por tudo no final elas são apenas adolescentes que leêm revistas teen. Que não são apenas "putinhas" que fazem sexo com qualquer e que vivem sem pudor, elas são jovens em busca de algo e  que pensam diferente. Astrid não é tão fútil quanto parece, Juli não é apenas uma seguidora fiel e sem cérebro que se auto mutila  e Thisbe é muito mais do que imaginamos.
É uma leitura sem pudor algum, forte e chocante, mas que no fim me agradou mais do que esperava.

3 comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas me parece ser uma leitura bastante intensa. Fique imaginando agora como poderiam ser alguns trechos desse livro e, UAL! Não sei se conseguiria ler normalmente um livro que aborda esse tema. Resquícios de uma criação bastante rigorosa.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sou louca para ler esse livro! Apesar dos pontos negativos que te desagradaram, acho que eu iria gostar bastante do livro! Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia o livro, mas quando eu vi eu pensei deve ser um livro de adolescente e deve ser bom, mas pelo jeito não é tão bom assim, mas que depois acaba surpreendendo. Eu fiquei curiosa, sério... Tudo pelo que você descreveu e também por causa desse final, tipo... A gente se pergunta o que aconteceu exatamente que acabou agradando? hahahaha Vou ver se consigo ler.:D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.