Título: O Diário de Litat
Autor: Claudemir de Oliveira
Editora: Novo século
Nº de páginas: 270
Gênero : Ficção Romance
A sinopse do livro e mais sobre o autor vocês podem conferir NESTE POST
Eu demorei para escrever a resenha pois assim que terminei de ler muitas coisas se passaram na minha cabeça, eu até comentei com o Claudemir a respeito disso, minha cabeça ficou cheia de informações e sentimentos por vários dias.
Antes de ler, assim que postei o post anunciando a pareceria recebi alguns comentários de pessoas que também já tinham lido o livro e que eu iria gostar muito.
Bom... vamos ver se foi isso mesmo?
"Não saberia viver longe dela, não saberia viver sem ela. É como se seu corpo estivesse tão conectado ao meu que somos dependentes um do outro para viver e se um dia eu deixar de amá-la, é por que eu deixei de viver"
Voltamos a 600 a.c onde temos um Deus Supremo e abaixo dele Um Deus da Luz e um Deus do Mal, cada um deles tem a missão de escolher um humano para o representar, e por que não o nosso casal? Qeb transmite uma luz maravilhosa de bondade assim como Bnus, mas apenas um pode ser escolhido, Bnus acaba ficando sozinho e não consegue viver sem a sua amada acaba indo de encontro ao Mal para se tornar assim como Qeb um imortal, só que ele não contava que ele acabaria perdendo seu amor e se tornando um ser imortal com o propósito de acabar e destruir tudo que for bom pela Terra, até mesmo Qeb, ele se tornou Nusvas uma criatura terrível, que mata, abusa de pessoas e mulheres indefesas e até mesmo comete crimes contra seus próprios pais.
O que me intrigou no livro, foi que muitas das coisas aqui citadas você se identifica, você sabe que já viu em algum lugar, não é uma metáfora é algo real.
Pode-se amar uma pessoa à distância milhões de vezes mais do que aquela pessoa que permanece apenas com o corpo presente ao lado.E assim,Qeb, em sua compaixão e amor por Bnus,escolheu jamais deixar de amá-lo, mesmo a distância.
Eu não sei oque autor usou como base, na certa muitos estudos e livros, mas para mim, o que é algo pessoal muitas passagens se assemelharam com o maior livro de todos. Isso vai de cada um, do que a pessoa lê e acredita.
Gostei muito da luta entre o bem e o mal retratado no livro foi impossível para mim não trazer para os dias atuais. Fiquei chocada com as partes onde o Mal é retratado pelo autor com tanto empenho, que chegava a ser agoniante parecia que eu estava presenciando as cenas de sacríficos onde os seguidores do mal realizavam com crianças e adultos de forma brutal e chocante.
Não existirão portas em seu caminho em seu caminho, você poderá encontrar corações fechados, você poderá encontrar recusa de muitos por preferirem o comodismo à resistência, o caminho errado, porém, aparentemente mais fácil aos desonestos;muitos serão gananciosos e acharão que as sementes ofertadas por você serão muito pouco e irão preferir o nada do que a semente da esperança que você estará entregando. Eu sei que nem todos aceitarão e vão te reconhecer, mas sei que você estará lá, para todos que aceitarem, e preferirem o Bem ao Mal...
A maior parte do livro se passa entre essa luta entre Qeb de proteger e propagar o amor, e entre Bnus que agora tinha se tornado Nusvas e recrutava mais pessoas sem amor.
Leve o ódio que lhes dão forças para enfrentar sua fraquezas, ofereça riquezas em troca de suas próprias vidas, selecione os fracos de espírito, que a esses você não precisará ofertar muito para que te acompanhem.
O desfecho da estória é quando eles de forma desumanada ao meu ver são obrigados a lutarem um contra o outro pelos Deuses, a batalha é emocionante, mas confesso que poderia ser bem mais, teve pontos muito mais fortes no livro. Tentei não cometer spoiler mas este quote é profundo e mostra bem o que essa batalha representa:
Surgiram muitos que venderam uma tal felicidade utilizando o nome do Senhor. Esses ganharam muito dinheiro, porém essa felicidade comprada foi tão passageira que ao seu término ela deixava um vazio tão grande....
Isso para mim foi um dos quotes mais profundos, e que teve uma importância pessoal muito grande para mim.
Aqui neste duelo sem sentido entre meus anjos, Rum, que teria como função proteger toda a humanidade e você,Irdasofeu, que tinha tudo ao meu lado mas preferiu ficar contra mim.Aqui estas duas centelhas do meu ser, provaram que há algo maior que o ódio que você carrega,Irdasofeu, e também mais forte que seus propósitos,Rum. Eles provaram que o amor pode enfrentar até mesmo o impossível.
Parece que a estória acaba e o amor vence, mas estamos enganados, depois de tudo isso nosso casal é recluso, vive em uma montanha, mas até chegar lá passa por aldeias onde encontra pessoas de culturas e deuses diferentes onde eles compartilham desse amor e dessas histórias de coragem e bravura e sementes são plantadas no corações de cada um, de ambos os lados.
E não é isso que devemos fazer? transmitir amor? pregar amor? levar o amor às pessoas? que lição maravilhosa! uma das partes mais gostosas da leitura, já que a anterir foi mais tensa é a viajem deles onde eles fazem amizades com pessoas diferentes e tem esse contato de amizade e amor com o pessoal.
O tempo passa rapidamente no livro, novos personagens surgem, novos cenários, Lilat emfim aparece, sim ele demora para aparecer, mas aparece e não só como narrador, e é tão envolvente e encantador quanto Qeb e Bnus.
O livro viaja para vários países, e para em 2011, de uma forma inacreditável e de certo modo muito esperada, é difícil explicar, mas leiam que vocês vão entender.
Termino a resenha agradecendo ao Claudemir pela oportunidade de me deixar ler este livro que foi uma das resenhas com mais emoção que eu já escrevi aqui no blog, e que cada frase ficará guardada em meu coração, esse amor tão falado no livro não tem como ser esquecido.
E vocês, mais alguém já leu? gostaram? minha dica é que procurem ler pois vale a pena, não só para reflexão mas para quem gosta de aventura, batalhas...
Boa noite pessoal e termino o post com um quote para reflexão e fechar o post com chave de ouro haha.
E será esse amor entre as pessoas na Terra que determinará o futuro. Como aqui aconteceu, por toda a eternidade irá se repetir. Apenas quem tiver amor no coração viverá, apenas quem tiver amor a si próprio e ao próximo será reconhecido por mim como meu filho, apenas quem compreender a linguagem do amor poderá falar comigo. Caso um dia acabe esse sentimento na humanidade, não será você, Irdasofeu, que terá que se esforçar para dominar este lugar e nem será você, Rum, que conseguirá poderes para salvá-los, pois eles mesmos se exterminarão na ausência do amor.
Tami, também gostei muito do livro e como você custei a encontrar as palavras certas, porque ele permite muitas reflexões e muitos questionamentos!
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
Concordo plenamente. Esse é um dos livros que mais esta sendo difícil resenhar. Ainda preciso de mais um tempo para refletir sobre a obra do autor, pois realmente seu intuito é transmitir um bela mensagem ao leitor. Não é uma leitura para diversão, e sim para ler e refletir.
ExcluirHaha é um livro maravilhoso! Espero ler a resenha de vocês também ! :)
ExcluirOlá.
ResponderExcluirO livro parece bem legal, do tipo que prende o leitor com um enredo que gruda, não sei explicar bem.
Ótima resenha.
Beijão.
Vitamina de Pimenta
O livro me parece interessante. Gostei.
ResponderExcluirBeijos
Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog
O livro parece muito interessante.
ResponderExcluirBeijos
Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog
gosto muito quando um autor consegue nos dar essa sensação quando acabamos o livro! Fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirPassando para desejar um ótimo dia!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog
http://theredlilshoes.blogspot.com.br/
Muito obrigado pela resenha... um dia... alguém muito importante disse " Bem aventurados aqueles que acreditarem no Senhor... " Eu , na minha infinita simplicidade digo: " Bem aventurados serão aqueles que reconhecem o sentimento do Amor..."
ResponderExcluirEi Tami
ResponderExcluirNão conhecia a historia e achei bem interessante o livro. No momento nem posso colocar na lista que já está caótica, mas gostei de saber mais sobre a historia do livro.
bjs
Oi lindona! Vim aqui retribuir sua visita no meu blog, adorei o seu também, amei as dicas de livros quando eu ler algum desses venho aqui comentar com você também ;)
ResponderExcluirBeijocas!
Giselly Bravo
http://cosmeticosecia-blog.blogspot.com.br/
Oi.. O livro me parece ser muito bom e bem do tipo que eu gosto... Daqueles que me faz ficar lendo e lendo sem parar até que infelizmente termina... haha
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima, eu amei e fiquei com vontade de ler esse livro.
Beijos.
garotaeseuslivros.blogspot.com
Oi Tami!
ResponderExcluirJá havia visto a capa do livro, mas não tinha dado muita importância a ele não. Gostei da resenha, achei a história bem bacana, mas não é muito o meu gênero de leitura preferida não.
Beijos
http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Eu não li, porém amei sua resenha! Passou muito do livro... bem envolvente!
ResponderExcluirMuito obrigada pela dica.
Vou procurar saber mais do livro e do autor!!
Bjkas
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Parece ser ótimo *-* Vou ver se leio... Adorei o seu blog! Muito lindo! Parabéns!
ResponderExcluirse quiser retribuir a visita...
www.foreveryoungmakeup.com
Querida tami , não lemos ainda mas a dica nos fez ficar curiosas e vamos ler com certeza.
ResponderExcluirSeguindo esse cantinho lindo adorei.
Beijos Luci
www.falandocomasbatatas.blogspot,com.br
Nossa, esse livro parece ser maravilhoso!
ResponderExcluirAdorei a resenha...
Seguindo seu blog tbm!
Bjos
www.everylittlebook.com.br
Eu gosto de mitologias, ainda mais quando se mistura com um romance.
ResponderExcluirA história desse livro parece ser legal.
Curti muito o seu blog e já estou seguindo aqui.
bjs
http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/
Oi Tamis!
ResponderExcluirFinalmente passei aqui pra ver a resenha final desse livro! :D
Gostei, gostei, parece bem bonito o final! (L)
Beijos beijos beijos!
oie, tudo bem? sou novo aqui e adorei o Blog. Estou lendo Esse livro e ele é tudo isso, podem acreditar. O livro é perfeito. me surpreendi com a leitura, muito boa mesmo.
ResponderExcluirAbraços, Rafael.
livrosvsseries.blogspot.com