Resenha: O diário de Lilat | Garota Indecisa

Resenha: O diário de Lilat

Olá pessoal, como prometido no post anterior, o post de hoje seria uma resenha!
Título: O Diário de Litat
Autor: Claudemir de Oliveira
Editora: Novo século
Nº de páginas: 270
Gênero : Ficção Romance

A sinopse do livro e mais sobre o autor vocês podem conferir NESTE POST

Eu demorei para escrever a resenha pois assim que terminei de ler muitas coisas se passaram na minha cabeça, eu até comentei com o Claudemir a respeito disso, minha cabeça ficou cheia de informações e sentimentos por vários dias.
Antes de ler, assim que postei o post anunciando a pareceria recebi alguns comentários de pessoas que também já tinham lido o livro e que eu iria gostar muito.
Bom... vamos ver se foi isso mesmo?



"Não saberia viver longe dela, não saberia viver sem ela. É como se seu corpo estivesse tão conectado ao meu que somos dependentes um do outro para viver e se um dia eu deixar de amá-la, é por que eu deixei de viver"

 O livro é contato por Lilat neto de Bnus e Qeb que juntos viveram uma das mais incríveis histórias de amor!
Voltamos a 600 a.c onde temos um Deus Supremo e abaixo dele Um Deus da Luz e um Deus do Mal, cada um deles tem a missão de escolher um humano para o representar, e por que não o nosso casal? Qeb transmite uma luz maravilhosa de bondade assim como Bnus, mas apenas um pode ser escolhido, Bnus acaba ficando sozinho e não consegue viver sem a sua amada acaba indo de encontro ao Mal para se tornar assim como Qeb um imortal, só que ele não contava que ele acabaria perdendo seu amor e se tornando um ser imortal com o propósito de acabar e destruir tudo que for bom pela Terra, até mesmo Qeb, ele se tornou Nusvas uma criatura terrível, que mata, abusa de pessoas e mulheres indefesas e até mesmo comete crimes contra seus próprios pais.

Pode-se amar uma pessoa à distância milhões de vezes mais do que aquela pessoa que permanece apenas com o corpo presente ao lado.E assim,Qeb, em sua compaixão e amor por Bnus,escolheu jamais deixar de amá-lo, mesmo a distância.  
O que me intrigou no livro, foi que muitas das coisas aqui citadas você se identifica, você sabe que já viu em algum lugar, não é uma metáfora é algo real.
Eu não sei oque autor usou como base, na certa muitos estudos e livros, mas para mim, o que é algo pessoal muitas passagens se assemelharam com o maior livro de todos. Isso vai de cada um, do que a pessoa lê e acredita.

Não existirão portas em seu caminho em seu caminho, você poderá encontrar corações fechados, você poderá encontrar recusa de muitos por preferirem o comodismo à resistência, o caminho errado, porém, aparentemente mais fácil aos desonestos;muitos serão gananciosos e acharão que as sementes ofertadas por você serão muito pouco e irão preferir o nada do que a semente da esperança que você estará entregando. Eu sei que nem todos aceitarão e vão te reconhecer, mas sei que você estará lá, para todos que aceitarem, e preferirem o Bem ao Mal...
Gostei muito da luta entre o bem e o mal retratado no livro foi impossível para mim não trazer para os dias atuais. Fiquei chocada com as partes onde o Mal é retratado pelo autor com tanto empenho, que chegava a ser agoniante parecia que eu estava presenciando as cenas de sacríficos onde os seguidores do mal realizavam com crianças e adultos de forma brutal e chocante.

Leve o ódio que lhes dão forças para enfrentar sua fraquezas, ofereça riquezas em troca de suas próprias vidas, selecione os fracos de espírito, que a esses você não precisará ofertar muito para que te acompanhem.
A maior parte do livro se passa entre essa luta entre Qeb de proteger e propagar o amor, e entre Bnus que agora tinha se tornado Nusvas e recrutava mais pessoas sem amor.

Surgiram muitos que venderam uma tal felicidade utilizando o nome do Senhor. Esses ganharam muito dinheiro, porém essa felicidade comprada foi tão passageira que ao seu término ela deixava um vazio tão grande....
O desfecho da estória é quando eles de forma desumanada ao meu ver são obrigados a lutarem um contra o outro pelos Deuses, a batalha é emocionante, mas confesso que poderia ser bem mais, teve pontos muito mais fortes no livro. Tentei não cometer spoiler mas este quote é profundo e mostra bem o que essa batalha representa:

Aqui neste duelo sem sentido entre meus anjos, Rum, que teria como função proteger toda a humanidade e você,Irdasofeu, que tinha tudo ao meu lado mas preferiu ficar contra mim.Aqui estas duas centelhas do meu ser, provaram que há algo maior que o ódio que você carrega,Irdasofeu, e também mais forte que  seus propósitos,Rum. Eles provaram que o amor pode enfrentar até mesmo o impossível.
Isso para mim foi um dos quotes mais profundos, e que teve uma importância pessoal muito grande para mim.
Parece que a estória acaba e o amor vence, mas estamos enganados, depois de tudo isso nosso casal é recluso, vive em uma montanha, mas até chegar lá passa por aldeias onde encontra pessoas de culturas e deuses diferentes onde eles compartilham desse amor e dessas histórias de coragem e bravura e sementes são plantadas no corações de cada um, de ambos os lados.
E não é isso que devemos fazer? transmitir amor? pregar amor? levar o amor às pessoas? que lição maravilhosa! uma das partes mais gostosas da leitura, já que a anterir foi mais tensa é a viajem deles onde eles fazem amizades com pessoas diferentes e tem esse contato de amizade e amor com o pessoal.
O tempo passa rapidamente no livro, novos personagens surgem, novos cenários, Lilat emfim aparece, sim ele demora para aparecer, mas aparece e não só como narrador, e é tão  envolvente e encantador quanto Qeb e Bnus.
O livro viaja para vários países, e para em 2011, de uma forma inacreditável e de certo modo muito esperada, é difícil explicar, mas leiam que vocês vão entender.
Termino a resenha agradecendo ao Claudemir pela oportunidade de me deixar ler este livro que foi uma das resenhas com mais emoção que eu já escrevi aqui no blog, e que cada frase ficará guardada em meu coração, esse amor tão falado no livro não tem como ser esquecido.

E vocês, mais alguém já leu? gostaram? minha dica é que procurem ler pois vale a pena, não só para reflexão mas para quem gosta de aventura, batalhas...
Boa noite pessoal e termino o post com um quote para reflexão e fechar o post com chave de ouro haha.

E será esse amor entre as pessoas na Terra que determinará o futuro. Como aqui aconteceu, por toda a eternidade irá se repetir. Apenas quem tiver amor no coração viverá, apenas quem tiver amor a si próprio e ao próximo será reconhecido por mim como meu filho, apenas quem compreender a linguagem do amor poderá falar comigo. Caso um dia acabe esse sentimento na humanidade, não será você, Irdasofeu, que terá que se esforçar para dominar este lugar e nem será você, Rum, que conseguirá poderes para salvá-los, pois eles mesmos se exterminarão na ausência do amor.

19 comentários

  1. Tami, também gostei muito do livro e como você custei a encontrar as palavras certas, porque ele permite muitas reflexões e muitos questionamentos!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Esse é um dos livros que mais esta sendo difícil resenhar. Ainda preciso de mais um tempo para refletir sobre a obra do autor, pois realmente seu intuito é transmitir um bela mensagem ao leitor. Não é uma leitura para diversão, e sim para ler e refletir.

      Excluir
    2. Haha é um livro maravilhoso! Espero ler a resenha de vocês também ! :)

      Excluir
  2. Olá.
    O livro parece bem legal, do tipo que prende o leitor com um enredo que gruda, não sei explicar bem.
    Ótima resenha.

    Beijão.
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  3. gosto muito quando um autor consegue nos dar essa sensação quando acabamos o livro! Fiquei com vontade de ler!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela resenha... um dia... alguém muito importante disse " Bem aventurados aqueles que acreditarem no Senhor... " Eu , na minha infinita simplicidade digo: " Bem aventurados serão aqueles que reconhecem o sentimento do Amor..."

    ResponderExcluir
  5. Ei Tami

    Não conhecia a historia e achei bem interessante o livro. No momento nem posso colocar na lista que já está caótica, mas gostei de saber mais sobre a historia do livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona! Vim aqui retribuir sua visita no meu blog, adorei o seu também, amei as dicas de livros quando eu ler algum desses venho aqui comentar com você também ;)
    Beijocas!

    Giselly Bravo
    http://cosmeticosecia-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi.. O livro me parece ser muito bom e bem do tipo que eu gosto... Daqueles que me faz ficar lendo e lendo sem parar até que infelizmente termina... haha
    Sua resenha ficou ótima, eu amei e fiquei com vontade de ler esse livro.

    Beijos.
    garotaeseuslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tami!
    Já havia visto a capa do livro, mas não tinha dado muita importância a ele não. Gostei da resenha, achei a história bem bacana, mas não é muito o meu gênero de leitura preferida não.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não li, porém amei sua resenha! Passou muito do livro... bem envolvente!
    Muito obrigada pela dica.
    Vou procurar saber mais do livro e do autor!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser ótimo *-* Vou ver se leio... Adorei o seu blog! Muito lindo! Parabéns!

    se quiser retribuir a visita...

    www.foreveryoungmakeup.com

    ResponderExcluir
  11. Querida tami , não lemos ainda mas a dica nos fez ficar curiosas e vamos ler com certeza.
    Seguindo esse cantinho lindo adorei.
    Beijos Luci
    www.falandocomasbatatas.blogspot,com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, esse livro parece ser maravilhoso!
    Adorei a resenha...
    Seguindo seu blog tbm!
    Bjos

    www.everylittlebook.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de mitologias, ainda mais quando se mistura com um romance.
    A história desse livro parece ser legal.
    Curti muito o seu blog e já estou seguindo aqui.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Tamis!

    Finalmente passei aqui pra ver a resenha final desse livro! :D
    Gostei, gostei, parece bem bonito o final! (L)

    Beijos beijos beijos!

    ResponderExcluir
  15. oie, tudo bem? sou novo aqui e adorei o Blog. Estou lendo Esse livro e ele é tudo isso, podem acreditar. O livro é perfeito. me surpreendi com a leitura, muito boa mesmo.

    Abraços, Rafael.

    livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.