7 Dicas para o Enem | Garota Indecisa

7 Dicas para o Enem

Olá pesoal, sexta é dia de dica, e para quem vai fazer o enem amanhã eu separei algumas dicas que a Cátia Barbosa elaborou para quem não se lembra a Cátia é parceira aqui no blog e autora do livro mãos de Chocolate ( leia a resenha aqui).

 Redação:

1. COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM EM 6 PASSOS:
1) Leitura do enunciado: Fique atento ao tema e procure identificar o que a banca espera da sua redação quando propõe o assunto em questão. A sugestão é ler com muita atenção o enunciado do começo ao fim para que você esteja apto a identificar o tema.

2) Identificação do tema: Não adianta analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. Quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá.
3) Leitura do texto de apoio: Nesta etapa, você deve fazer uma leitura direcionada do texto base fornecido, tentando identificar a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.
4) Identificação de palavras chaves: Quando o aluno identifica quais são os principais temas e as palavras–chave dos textos propostos fica muito mais fácil desenvolver a redação. Assim ele não corre o risco de fugir do tema proposto, um dos pontos que desclassifica uma redação.
5) Montagem do texto: Depois de organizar as ideias, decidir os argumentos e teses que serão usados está na hora de montar o texto. Não se esqueça de que a sua redação deve obedecer às normas de um texto dissertativo/argumentativo. Suas ideias não podem aparecer escritas na 1ª pessoa do singular.Não use também a 2ª pessoa do singular. Evite a 1ª pessoa do plural. (JESUUS!!)
6) Solução: Se o tema proposto pela banca for uma pergunta ou um problema o candidato deve propor uma solução. A melhor maneira de fazer isso é sempre sugerir medidas adequadas à realidade.


2. O primeiro parágrafo da REDAÇÃO pode ser feito de diversas maneiras diferentes:
01) Trajetória histórica
02) Comparando social, geográfica ou historicamente.
03) Conceituando ou definindo uma ideia ou situação.
04) Contestando uma ideia ou citação, contradizendo, em partes.
05) Refutando o tema, contradizendo totalmente.
06) Elaborando uma série de interrogações.
07) Transformando a introdução em uma pergunta.
08) Elaborando uma enumeração de informações.
09) Caracterizando espaços ou aspectos.
10) Resumo do que será apresentado no desenvolvimento.


3. MONTANDO SUA REDAÇÃO:
 INTRODUÇÃO: É onde você coloca sua "tese", quer dizer, é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento. Deverá ter entre 3 e 5 linhas.
DESENVOLVIMENTO é onde vc irá expor seus argumentos, que irão fortalecer a tese. É aí que vc irá colocar a discussão sobre o assunto, mostrando exemplos, dados, etc... Lembre-se: mudou de assunto, muda de parágrafo; então, jamais coloque dois argumentos em um mesmo parágrafo. Cada parágrafo deve ter, no máximo, 5 linhas.
CONCLUSÃO: É quando vc trará a solução para a situação problema sobre a qual dissertou. Lembre-se: dizer que as pessoas devem conscientizar-se já virou clichê. Vc precisa mesmo é imaginar uma forma viável e inteligente pra tentar mudar a situação.
Outra coisa importante: No ENEM você poderá escrever entre 8 e 30 linhas. Escreva 20, está ótimo!


Dicas e Conteúdo:

4. AS PROVAS DO ENEM 
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do Ensino Médio. São elas:
1. Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
2. Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
3. Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
4. Matemática e suas tecnologias: matemática
Lembre-se: se conseguir se concentrar bem, verá que as respostas, pelo menos na maioria das questões, estão nas próprias perguntas. O ENEM avalia, principalmente, a sua capacidade de INTERPRETAR.



5. DICAS DE ESCRITA:

  1.  "Mal cheiro", "mau–humorado". Mal opõe–se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal–humorado (bem–humorado). Igualmente: mau humor, mal–intencionado, mau jeito, mal–estar. 
  2. "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias. 
  3. Qualquer alternativa que peça, por exemplo, uma oração sem sujeito, provavelmente trará esse tipo de verbos. Lembrem-se: fenômeno da natureza também é verbo impessoal.
  4.  "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais. 
  5. "Existe" muitas esperanças. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanças. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peças. / Restaram alguns objetos. / Sobravam ideias. 
  6. Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer. 
  7. * Os pronomes pessoais do caso reto serão SUJEITO. Os do caso oblíquo, serão OBJETO ou COMPLEMENTO VERBAL.
  8.  Entre "eu" e você. Depois de preposição, usa–se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti. 
  9. "Há" dez anos "atrás". Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás. 

6. CONTEÚDO
O maior e mais importante acontecimento cultural brasileiro foi a SEMANA DA ARTE MODERNA, porque ali abria-se o leque para a arte brasileira. O marco desse movimento foi a obra de Tarsila do Amaral, o ABAPORU, que significa "canibal, o homem que come o homem", que tinha a intenção de mostrar que, a partir daquele momento, o Brasil "comeria" a arte vinda de fora, mas poderia "cuspir" o que não lhe servia, podendo colocar suas próprias marcas artísticas e culturais. Resumindo, foi quando o Brasil retomou sua cultura, há mais de 300 anos nas mãos dos europeus.

7. DICA PARA A PROVA
Facilmente você poderá descartar duas, entre as quatro opções de múltipla escolha. E, geralmente, a que tiver mais informações, será a correta.
Outra coisa: Cuidado com questões excludentes, como SOMENTE, APENAS, SÓ, TUDO, NADA, etc...
Além disso, opte pelas questões que prezam os direitos humanos.


E por último e mais importante Dica da Cátia:
Vejo no outro alguém como você: que sofre, luta e que quer mudança!

E então gostaram?
Agradecimento especial para a Cátia pelas dicas, e boa sorte para todos que forem fazer a prova amanhã.

Nào deixem de comentar se estas dicas foram uteis.

Beijos.

3 comentários

  1. Tami, ótimo post! Adorei as dicas, vou passar pros amigos que farão a prova!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Tami!
    Quantas boas dicas para quem vai fazer o Enem.
    Boa sorte para todos!

    Tenho muito carinho por você amiga também, tenha certeza.

    O brigada por visitar o blog, trouxe alegria ao meu coração!
    Tenha um final de semana tranquilo, cheio de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    " A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. "(Joseph Addison)

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas.
    Não vou prestar o ENEM mas faço bastante provas de Concurso Público e dicas são sempre bem vindas.

    Bjs, Lu
    Blog: Sem Spoiler

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.