Resenha: Legna Alexandre Apolca | Garota Indecisa

Resenha: Legna Alexandre Apolca

Conforme vamos escrevendo e lendo resenhas, vamos amadurecendo e ficando cada vez mais criteriosas e seletivas em questão aos livros, os elogios continuam, claro, mas as críticas construtivas vão aparecendo.
Eu tenho um certo bloqueio, pois o lado sentimental sempre fala mais alto, e eu sempre penso no autor, mas com o tempo eu fui aprendendo a filtrar bem isso e me focar mais na qualidade da obra do livro, sendo assim vamos a mais uma resenha, um pouco mais criteriosa que as demais.

Começando como o autor Alexandre Apolca, conheci ele no skoob e por ser um mundo pequeno ele trabalhou na mesma empresa que meu pai, mas foi por pouco tempo. 



O Alexandre nasceu em Porangaba, atualmente mora em Campinas, passou parte de sua vida na cidade de Tatuí, todas no interior de São Paulo. Formou-se em Química Industrial na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Possui fascínio pela ufologia, mitologia e o sobrenatural. 



Título: LegnaAutor: Alexandre ApolcaEditora: DracaenaPáginas: 496SkoobFacebookSinopse: Este livro conta a história de Legna Philps, uma garota que larga sua pacata vida em Miami para viver em Paris, onde ela começa um grande romance com Sayed Nasser, um garoto conhecido pela internet. Com o passar do tempo, ela percebe que ele não é normal! Sayed a abandona sem nenhuma explicação, a partir disso, sua vida muda completamente. Em meio à profunda depressão, ela descobre o misterioso segredo dele, e mais, descobre que há algo terrível amaldiçoando essa relação. A perturbação de Legna poderá levá-la a vícios, distúrbios psicóticos, e até a morte... Será que esta maldição é verídica ou apenas uma mera confusão? Legna irá superar tudo para viver ao lado do homem que ama? De onde vem esse intrínseco sentimento entre eles? Qual a explicação para os fatos sobrenaturais que a acompanha desde criança? As respostas estão neste livro, que envolve alquimia, romance, e a fascinante Atlântida...


Resenha:
Esta sinopse infelizmente não é a original que vem no livro, pois nela temos mais que um resumo do livro, achei um pouco desnecessário tanta informação, já que não sobraram tantos mistérios, recomendo que não leiam a sinopse antes de ler o livro. Eu li mas mesmo assim eu quis ler o livro, primeiro pela capa maravilhosa, uma das mais lindas que eu tenho na estante, e mesmo a sinopse não sendo das melhores eu acreditava que teríamos mais emoções do que estas descritas.
Um ponto bem interessante é que o livro é contado na visão de Legna, achei interessante um autor masculino fazer isso, e não ficou tão ruim. Legna, uma garota de 18 anos que mora com os tios nos EUA, ela tem uma vida pacata, sem nenhuma emoção.
Legna diferente de muitas personagens que estamos acostumados não nos encanta, pelocontrario, a sua forma de viver, ou melhor: de não viver, já que ela é meio encostada, e mesmo quando faz algo não tem emoção alguma. Entendemos que ela se sente sozinha, mesmo tendo vários amigos e um namorado, ao qual ela não ama, é evidente que algo esta faltando na sua vida.
Com o atentado de 11 de setembro, o tão conhecido terrorismo nas Torres Gêmeas os tios dela perdem o emprego e ela acaba tendo de ir morar com os pais na França, em Paris. É neste ponto que a estória começa se desenrolar um pouco.
O livro não se passa na época atual, por isso a rede social mais conhecida e usada era o Orkut, e é através dele que Legna conhece Sayed ( ele não é terrorista juro que quando li a sinopse pensei isso! e depois no livro ele se defende falando que não é, haha ) Achei o livro corrido demais nesta parte, a narrativa não evoluiu, os diálogos não nos prendem de imediato, não são cativantes, são monótonos, talvez por culpa de Legna que é uma personagem sem muito interesse.
Legna e Sayed se apaixonam, na verdade ela cai de cabeça sem saber que ele esconde um grande segredo, ele não é humano.



O livro melhora depois que Sayed aparece, até mesmo a narrativa fica melhor.



"- Quando nossas almas estão vindo para a terra, elas se dividem em duas, uma feminina e outra masculina, por isso sentimos um vazio na alma, vivemos como se faltasse algo em nós, como se tivéssemos perdido um pedaço da nossa alma em algum canto. E esse vazio só é preenchido quando se encontra a sua outra meia alma, sua alma gêmea..."


Acabei me acostumando com livros onde o começo não são tão empolgantes, por isso acabei não desistindo do livro, por sorte, pois como disse depois de Sayed tudo muda, e para melhor. Os dois passam por altos e baixos, e Legna amadure muito, me fazendo até gostar bastante dela.




A angustia logo voltara a me atormentar. O mundo encantador que entrei quando conheci Sayed simplesmente se desfez como uma onda no mar...

O que esperar de um autor que Possui fascínio pela ufologia, mitologia e o sobrenatural? eu esperava muito, e não me decepcionei ao todo, o autor foi criativo, construiu um cenário e uma trama muito boa, o finalzinho do livro foi ótimo e foi triste saber que o começo não teve mesma emoção e qualidade.

Infelizmente a editora Dracaea, apesar de ser uma das minhas favoritas, tanto pelas capas lindas quanto pela qualidade me decepcionou, pois o livro ao que parece não recebeu uma atenção adequada quanto a revisão, pude encontrar vários erros no livro.



Recomendo? Sim.
Nota: 3/5

Agradecimento especial ao Alexandre  pela confiança e oportunidade de ler esta obra maravilhosa.

Beijos.

16 comentários

  1. Obrigada pela visitinha e volte sempre.... já estou seguindo aqui.
    Beijo
    Boa quarta

    ResponderExcluir
  2. Olá José, fico feliz com a sua visita e ais ainda como o convite, será um prazer! :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha e forma sincera de falar do livro, é mesmo muito díficil criticarmos sem magoar, eu acho que ainda não aprendi a fazer isto...
    Mas enfim, eu não gosto muito de fantasia e acho que só por isto já não leria o livro. Ma smuita gente gosta e sendo de autor nacional, deve-se dar uma chance.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. É muito triste quando uma editora não dá a devida atenção a determinada obra, ao contrário de você, eu tenho problemas com as obras desse editora, sempre sinto que um livro não foi bem cuidado, mas o que realmente importa é o conteúdo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ariádne! Tudo bem?

    Adorei sua resenha!!! :)

    Estou passando para te dizer que te indiquei um selinho no post de hoje. Depois confere lá e quando responder, me avisa que venho ver suas respostas, ta?

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ola, adorei a resenha foi bastante detalhada e imparcial, eu tbm fico meio triste em comentar mal de livros pelo autor, mas fazer o que neh
    o livro em si, parece ser bom, mas não me interessou apesar de tudo, e penso que o começo monótomo que você apontou no texto não ajudariam!
    seguindo:)
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tami!
    É bom quando podemos amadurecer a cada leitura e fazer uma avaliação mais detalhada, parabéns!
    Sou um tanto sentimental ao resenhar também e até prefiro não resenhar os livros que não foram tão bons, porque denegrir a imagem de um escritor, na minha visão, é algo bem sério. Acredito que só pelo fato de ter escrito um livro e se expor a que muitos leitores possam avaliá-lo já é um grande mérito.
    O enredo é bom, gostaria de ler.

    Obrigada pela visita feita ao blog. Volte quando puder.
    Que seu final de semana seja esplendoroso!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " A alegria evita mil males e prolonga a vida.(William Shakespeare)"

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido desse livro pela editora Dracaena e a capa realmente é linda, mas quando tem erro de revisão eu fico louca, claro que não atrapalha a leitura, mas incomoda... Não sou boa no português, mas sei reconhecer os erros. Ah sobre o livro pareceu-me interessante mesmo que no inicio tenha sido cansativo para você. Assim que eu puder adquiro o meu e vejo... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Você gosta mesmo da Dracaena?? Eu não. Não tive sorte em nenhum livro deles ainda. Todos carregados de erros. O que me leva a evitar outros livros. Até tenho um que me parece muito bom. Vou ler, claro, mas com um pé atrás.
    Quanto a este, o tema me pareceu muito interessante. Gostei!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro realmente muito bom
    Ainda não o conhecia, mas a resenha chama atenção
    Ainda mais por ter esse universo tão mágico

    * Já estou seguindo ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Legal!◕‿◕
    pinkbjs
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Um tempo atrás eu tinha me interessado por esse livro e acabei esquecendo. Também estou me acostumando com livros que no começo não são tão bons e depois melhora "/ A capa é realmente muito linda :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já conheci o livro pela capa, através de um marcador que ganhei e não tinha dado importância ao livro! Porém lendo a sua resenha, eu fiquei com vontade de ler :)

    Parece ser bem bacana a estória!

    Abraço,
    Adriano || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá :)

    ResponderExcluir
  14. a capa é realmente maravilhosa!! E fiquei encantada com a história!!!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.