Resenha: Atemporal Rodrigo Mendes | Garota Indecisa

Resenha: Atemporal Rodrigo Mendes

Olá pessoal, tudo bom?
Hoje trago para vocês a resenha de um livro muito bom que tive o prazer de ler nesses últimos dias.
Conheci o Rodrigo bem brevemente em um evento literário aqui em Campinas, onde ele apresentou a proposta do livro ao pessoal, mas ainda não tinha lançado, por ironia do destino descobri que ambos trabalhamos na mesma empresa, então assim que o livro foi lançado pude adquirir meu exemplar em mãos e autografado!
Vamos a resenha:


Livro: Atemporal -E se o que você fizer no futuro afetar o passado?
Autor: Rodrigo Mendes
Editora: Novo Século
Páginas: 237
Skoob
Facebook
Classificação:  ★★★★ (05 estrelas) 
Sinopse: 

Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.



O livro é em terceira pessoa, o que tornou a leitura bem rápida e prazerosa, já que contamos não só com 1 mas 2 personagens principais e dois tempos distintos; Isso mesmo o livro se passa ano de 1983 e o ano de 2023.

Em 1983 somos apresentados a dupla inseparável Andre Garcia e Rico ambos trabalham na 14º Delegacia de Polícia de São Paulo, em Pinheiros e são melhores amigos, a dupla estava envolvida em uma investigação altamente sigilosa relacionada a pessoas perigosas do país todo: tráfico de drogas. é em meio a esta investigação que a ação começa somos levadas a uma cena de filme policial com direito a cativeiros e tiros para todos os lados, a cena foi muito bem construída, daquelas que conseguem te prender e fazer seu coração bater mais forte.

O livro da um salto e somso transportados para o ano de 2013, confesso que a melhor parte do livro foi o cenário, estamos em São Paulo e apesar de "futuro" o autor não criou nada irreal ou ficção demais, as descrições faziam todo sentido e eu me peguei pensando, sim isso realmente é possível daqui a alguns anos.


Os telefone fixos quase não existiam mais. Tudo era celular, ou como chamavam, hoje em dia, mobstation, pois eram verdadeiras estações móveis, com as quais era possível fazer de tudo, desde ligações, acesso à internet, até quase controlar tudo remotamente, utilizando-o como ferramentas de alta tecnologia.


Fiquei fascinada  com o Laboratório de criminalística de São Paulo que no livro é descrito como uma local incrível! Um dos prédios mais estruturados e modernos de São Paulo e até do país, com uma laboratórios assim o crime era algo banal, quase impossível de ser cometido ou não ser descoberto, fiquei apaixonada.
Nessa nova fase do livro Rico já esta aposentado e tem 3 filhos 2 filhas gêmeas e modelos mundialmente famosas e Lucas que seguiu a mesma carreia que o pai.
Lucas acaba descobrindo uma pista, do crime que ocorreu a naos trás com André parceiro de seu pai, mas não é apenas uma pista é um fio que quando puxado desvenda uma teia de informações que aparentemente não podem ser reais, afinal de contas, estamos no futuro, mas viagem no tempo ainda não é algo normal nesse universo.

- Impossível - murmurou ele, e sorriu pensando que hoje em dia, dificilmente, algo se encaixaria na definição de impossível. Pág 43

Para desvendar esse mistério e manter sua família segura Lucas tem que correr contra o tempo, já que ele não é o único interessado na tal " maquina do tempo"
Corrida policial, mensagens anonimas e assassinatos são constantes nas páginas desse livro.

O livro foi surpreendente, cheio de cenas policiais de tirar o folego, eu não gosto do genero, a última experiência que tive com livros do tipo foi um fracasso, mas esse foi uma surpresa maravilhosa.
 As personagens de Lucas e Rico são muito carismáticas, e bem reais, vários diálogos entre eles são muito "pai e filho" e não entre policias, o flui maravilhosamente bem, e deixa o leitor bem à vontade, além é claro de uma pitada de romance que não podia faltar, e apesar de toda correria do livro não deixou a desejar.


Mas certo dia ele leu em algum lugar, não se recordava, agora aonde tinha sido, que os paranoicos sobrevivem. Os desligados não. Provavelmente uma frase dita por um paranoico, mas que fazia todo sentido. - Pág 113

Simplesmente foi uma ótima surpresa ler esse livro, recomendo a todos sem medo.
E vocês gostaram? leriam? já conheciam, me contem a sua opinião.

Beijos 

5 comentários

  1. Ficou muito legal sua resenha, Tamires. Que bom que gostou do livro. É isso que nos inspira a continuar criando histórias. Valeu mesmo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Que legal vocês trabalharem na mesma empresa! Parabéns ao apoio ao colega e tb a resenha. Eu estou bem curiosa sobre o livro também. beijoo Mari Scotti

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami!! Nos conhecemos no mesmo evento literário.. rs.. muito linda a resenha e o livro parece ser ótimo!!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa. Gosto bastante desse gênero literário.
    Vou colocar o livro na minha lista de futuras leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  5. Tambem trabalho com o Rodrigo, devo ter sido uma das primeiras a terminar de ler, a leitura é muito gostosa e rápida. Confesso que quando li a resenha, deu vontade de ler de novo, para tentar identificar as pistas deixadas. O livro foi muito bem escrito e todas as pontas foram muito bem amarradas. Nunca vi um autor brasileiro com esse estilo de literatura. Se falar mais do que isso, estrago a história, só posso recomendar que leiam para que possam comprovar.

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.