Resenha: O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta | Garota Indecisa

Resenha: O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta

Titulo: O colecionador de Borboletas
Autora: Cecília Mouta
Editora: Novo Século
Páginas: 255
Classificação:  ★★★★ (05 estrelas)
Sinopse:
Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino. 

Você já ouvir falar sobre o Efeito Borboleta? e a teoria do caos? seja qual for a sua resposta você precisa ler este livro e se envolver nessa trama muito bem desenvolvida pela Cecília.
Este é um livro para se ler em apenas 1 dia, pois a leitura é muito rápida, o tema maravilhoso e envolvente, as personagens assim como o cenário são muito agradáveis, o que torna o livro uma diversão maravilhosa.

É  a Cyanophys bertha, a borborleta verde. Comprei para você. É para dar esperança.

O livro conta sobre a trajetória de Nicola um entomólogo que está em um clínica, ele não se lembra de muita coisa de seu passado, apenas algumas alucinações que sempre aparecem para o atormentar.

Borboletas significam inconstância.

Nicola brincou com o destino, escolheu suas ações, mudou o passado e agora tem que pagar por isso, assim que ele se lembrar de tudo...
O livro é cheio de pontas soltas, lembranças do passado de Nicola, de como ele se apaixonou por borboletas, de seu amor por Joana, a mulher de sua vida e tudo isto esta interligado por um dom que aparentemente Nicola possui.
Nicola tem pais problemáticos, vive uma vida tranquila até conhecer Joana a filha dos empregados, e se apaixonar por ela, com apenas 10 anos, os dois vivem um amor infantil e puro, Joana apresenta para ele o fantástico mundo das borboletas, e lhe conta sobre o efeito Borboleta, um mito antigo que sua avó lhe contava, mas que nunca tinha presenciado.
O amor de Nicola e Joana, vai se tornando cada dia maior, e ultrapassa todas as barreiras, logo o mundo de Nicola são:Joana e as Borboletas. E ele fará de TUDO para não perder isso de sua vida.

...Ela pousou no meu dedo. Estremeci como o seu toque. O toque mais suave que alguém pode sentir, o toque que eu havia decidido carregar por toda a vida. Vivê-lo ao máximo.

Nicola fez vários escolhas no decorrer de sua vida, e cada uma delas trouxe uma consequência, mas ele conseguiu fugir de quase todas, adiando assim seu destino.
O livro tem muitos poucos pontos negativos, apenas que os capítulos acabavam de uma forma não muito envolvente, entendem? mas por conta do livros ser ótimo, esse pequeno detalhe foi facilmente esquecido. 

Não se pode mudar assim. Como eu disse, a ordem segue consequências de milhares de fatores. Se você mudar o passado, trará um consequência para o futuro.

Apesar do livro ter várias lembranças isso não afetou em nada no entendimento do livro, nada ficou confuso ou se perdeu.
Resumindo foi uma leitura maravilhosa, o tema foi muito interessante, diferente de vários livros que eu já tenha lido.
Agradeço a Cecília pela confiança no blog e pela oportunidade de ler esta obra maravilhosa.
 
O livro é cheio de citações maravilhosa, por isso na próxima semana a coluna: Citações da Semana será sobre ele, aguardem!

Um comentário

  1. Este livro me chamou a atenção ainda mais por tratar do mesmo tema que o filme Efeito Borboleta, que é um dos meus preferidos. Com certeza deve ser bem interessante. Parabéns a autora e a você pela bela resenha.

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.