Resenha: Presságio | O assassinato da Freira Nua | Garota Indecisa

Resenha: Presságio | O assassinato da Freira Nua

Presságio  | O assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo século - Novos talentos
Páginas: 391
Skoob
Classificação: ★★★★ (04 estrelas)
Sinopse
Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição.
Agora Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima.
Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados, da primeira à última página!

A sinopse por si só já um resumo  bem resumido do livro, pois ele é muito mais que isso, mas não quero dar spoilers desnecessários.
Alice é considerada louca e frustada sexualmente pelos seus psiquiatras, pois acredita que tem o dom da clarividência, e mais insano é a forma que eles acontecem. Essa parte foi uma jogada de mestre do autor, algo totalmente inusitado.

Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro de sua cabeça. Pág 160
Depois que uma freira foi encontrada morta e nua, Alice em uma festa regada as mais diversas drogas e sexo, acaba tendo uma de suas visões e vê uma colega fantasiada de ferira sendo assassinada no quarto ao lado.
Desafiando tudo o que é sensato ela procura por pistas e provas que mostrem que ela estava certa, que ela realmente viu o assassino e para provar que não é uma louca drogada.
No meio dessa loucura toda, temos alguns personagens como Sócrates um médico legista cético que tenta ao máximo não acreditar em Alice. Sua colega de quarto Georgia, o namorado dela Walter que apesar de próximos parecem esconder segredos importantes e cruciais sobre a noite do assassinato. Fazendo Alice a aumentar ainda mais suas suspeitas, e suas paranoias sobre aquela noite.
[...]e naquela luz  estranha ela enxergou o rosto demoníaco pintado de vermelho m os cabelo untados de gel, a maquiagem sinistra  com gotas negras que pareciam escorrer de seus olhos, como lágrimas de ódio e morte.
Uma leitura intensa, por diversas vezes quis largar o livro, não por ser ruim pelo contrario ele é muito real, me senti assustada, enojada e agoniada. A cada página eu me sentia  sufocada e não sabia se queria que aquela tortura acabasse ou não.
Sabe o que mais me fascina em fotos antigas? Toda foto é um registro único de um momento que nunca irá se repetir... Mas, de uma forma geral, a foto dá uma nítida impressão de estática. De um movimento bruscamente paralisado. Pág. 100
O livro tem suspense e mescla o real e o sobrenatural: clarividência. O livro mostra de forma clara e crua até onde a perversão e a insanidade de uma  mente humana é capaz de chegar, pessoas aparentemente normas podem ser  tornar sádicos e cometer atrocidades sem motivos aparentes?  Gostei demais da abordagem sobre a violência e o abuso contra as mulheres e demais temas polêmicos que o livro abordou, é complicado tratar desses assuntos sem ser superficial demais ou explícito demais, mas o autor se saiu muito bem, apesar de ter achado algumas cenas um pouco ousadas demais.
Às vezes, o ódio pode transformar o mais fraco dos homens em um monstro. Pág. 87
O livro  é curto e a leitura bem rápida, visto por vários pontos de vista ela acaba se tornando bem dinâmica e te deixando mais envolvida com todo a trama de horror.
Festas, Drogas, cenas de sexo explícito  e diálogos com linguagem de baixo calão são bem presentes no livro por isso não indicaria para menores de idade ou mentes fechadas. Em algumas situações achei a sensualidade apelativa e desnecessária.
Gostaria de dizer que adorei a Alice, mas não. Para mim os psiquiatras certos ou não eu a achei uma pessoa totalmente insana e com sérios problemas. Mas para descobrirem se eu estava errada ou não, leiam o livro :)
É  um livro espetacular, com um final surpreendente, fiquei receosa por conta do tamanho do livro e da dimensão do mistério, mas tudo se encaixou perfeitamente  finalizou com perfeição.
Gostaria de finalizar agradecendo ao Leonardo pela parceria e oportunidade de ler e compartilhar mais esta bela obra Nacional.

Beijos leitores! 

Um comentário

  1. Oi Tami.

    Já tinha visto esse livro, mas nunca o li. Até porque o gênero não é meu tipo de leitura favorita. Mas fiquei interessada, ainda mais por ser nacional. Porém não sei se teria estômago para concluir a leitura.
    bjs

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.