Citação da semena : Capitães de Areia | Jorge Amado | Garota Indecisa

Citação da semena : Capitães de Areia | Jorge Amado

Recentemente assisti a adaptação da obra do nosso saudoso Jorge Amado, Capitães de Areia.
Fazia tempo que queria ver o filme, e me apaixonei demais, Pedro Bala e Dora é meu casalzinho favorito da literatura depois de Bentinho e Capitu <3 quem tiver a oportunidade, por favor assista.

Título : Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Ano:1937
Skoob
Sinopse:
Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.
Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.





“A felicidade ilumina o rosto de Pedro Bala. Para ele veio também a paz da noite. Porque agora sabe que ela brilhará para ele entre mil estrelas no céu sem igual da cidade negra.”

E, no dia em que ele fugiu, em inúmeros lares, na hora pobre do jantar, rostos se iluminaram ao saber da notícia. E, apesar de que lá fora era o terror, qualquer daqueles lares era um lar que se abriria para Pedro Bala, fugitivo da polícia. Porque a revolução é uma pátria e uma família.

4 comentários

  1. Olá,
    Adorei as citações, ainda preciso ler esse livro do Jorge. Só queria avisar que no título do post tem escrito "semena".
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi a adaptação, mas li o livro e foi uma leitura que me marcou demais. Apesar de hoje eu já não me recordar muito bem da história, eu lembro que quando eu li, fiquei estarrecida e com aquele sentimento forte de querer mudar o mundo! Todos deviam ler! *-* Bjos

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. Já li alguns livros de Jorge Amado e este é meu preferido. Capitães da Areia é um dos melhores livros nacionais. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Li o livro em 1991, me emocionei demais e fiz uma poesia chamada Capitães da Areia, e dessa poesia uma canção, linda: Meninos Diamantes, que é o nome do meu Projeto que lançarei agora em novembro/2016. Vou postar o vídeo no youyube e gostaria de usar algumas destas imagens. Por gentileza, sabe me dizer de quem é a autoria para que eu possa pedir autorização? Muito Obrigada. E-mail:rosie.mpb@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.