Especial Dia das Mulheres | Garota Indecisa

Especial Dia das Mulheres

Em homenagem ao dia Internacional da Mulher (8 de março)  resolvi fazer uma lista com as minhas personagens femininas favoritas, aquelas que me encantam e que me inspiram de alguma forma. É uma lista bem pessoal, mas não queria deixar essa data passar em branco, e claro que ajuda a divulgar algumas obras literárias que podem servir de dicas também.

Hermione Granger - Série Harry Potter de J.K Rowling  (1997) - Intelgência
Impossível falar de personagens e não me lembrar dela:  a nossa bruxinha que desde 1997 vem nos encantando e me inspirando com sua inteligência, lealdade, determinação, bravura... são n qualidades que podemos citar e cada livro, a cada filme nossa admiração iam aumentando e aprendíamos mais com ela.


"Eu... livros! E inteligência! Há coisas mais importantes,como amizade e bravura."







Capitu – Machado de Assis – Dom Casmurro (1899) - Dissimulada
Dom Casmurro é meu livro favorito, e o motivo disso é apenas um: Capitu, minha personagem favorita.
Confesso que grande parte também se deve ao fato da narrativa, Bentinho a descreve com tanta paixão e veemência que foi impossível para mim não se encantar.
Ela é tão misteriosa, tão duvidosa e dissimulada que cria um charme muito particular, só dela.
A forma como Bentinho a descreve, mostra o quanto ela foi manipuladora, marcante e inesquecível.
Sou apaixonada por ela sim, e me critiquem mas  Capitu não traiu o Bentinho! haha
Capitu, apesar daqueles olhos que o diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada.

Katniss Everdeen - Suzanne Collins - Saga Jogos Vorazes - Bravura
Já tive uma relação de amor e ódio com a Catnip. Primeiro pois no filme ela aparece como um tordo, uma heroína sagaz e destemida. No livro ela continua tendo tais qualidades, mas ela é mais humana e como tal tem defeitos e um deles é ser uma pessoa bem irritante.
Tais fatos me fazem gostar muito dela, o fato dela ser tão cheia de falhas e mesmo assim não desistir das pessoas que ela ama.
Meu espírito. Isso é uma novidade. Não sei exatamente o que significa, mas indica que eu sou uma lutadora. De uma maneira mais ou menos corajosa. Não sou sempre antipática. Tudo bem, Não saio por ai amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas.


Mical - Mari Scotti - Montanha da Lua (2015) - Auto Cinfiança
Não é difícil encontrar em romances históricos mocinhas que resolvem se rebelar e não se submeter aos seus maridos ou casamentos forçados, mas Mical é diferente, ela é uma mulher.
Aos 34 anos, ela é considerada uma solteirona pela sociedade, mas nada disso a afeta, mesmo naquela época cheia de regras e costumes machistas Mical foge a regra, ela não se importa com o que falam e muito menos pensam dela, e não se importa em quebrar as "leis" e fazer o seu próprio destino. Uma mulher guerreira e decidida  mas com um coração de mulher apaixonada que nunca desistirá do amor.
Aquela visitante indesejada, insubordinada, insultando-me a cada tanto com aquele olhar de vítima assustada e petulante, havia ficado para trás.



Hazel Grace - John Green - A Culpa é das estrelas - Sarcástica
Hazel e  Gus encantaram e emocionaram mil corações, mas ao meu ponto de vista a melhor personagem é sem dúvidas a Hazel.
Ela tem tudo para ser uma garota comum, como todas nós: tem um escritor favorito, troca sms, assisti a programas e séries de TV ( American Next Top Model) mas com um detalhe: Uma doença e  muito sarcásmo.
Ela não foi uma mulher batalhadora, guerreira, ela foi apenas uma adolescente, que soube enfrentar seus problemas e a aceitar o lado bom da vida: o amor.
Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.

Emma - Jane Austen - Emma (1815) - Determinada
Clássica, rica e mimada, tais palavras poderiam descrever a Emma. Uma manipuladora  que não perde a oportunidade de interferir na vidas das pessoas, principalmente a amorosa.
Resumindo, por ser rica Emma se sente no direito de ser uma casamenteira que acha o que é melhor para os outros.
O fato é que Emma por trás disso é um doce, o que me encanta nela é sua sinceridade e mesmo fazendo tudo da forma errada, e não enxergando o óbvio por conta de seus status ela apenas quer ajudar e fazer as pessoas felizes.
Ela é tão determinada e entusiasmada que fica difícil não perdoá-la, me identifico muito com ela, tão madura e ao mesmo tempo  comete tantos erros  com tanta facilidade e age sem pensar, sempre seguindo o seu coração.

Cada uma dessas personagens me inspiram de alguma forma, mas gostaria de abrir um Bônus para alguma mulheres que não saíram de livros, mas me inspiram também:


Nyota Uhura - Atriz Nichelle Nichols - Série Star Trek - Revolucionária
Bom ela não saiu das páginas dos livros, mas sua estréia na série Star Trek foi um marco histórico. Ela foi a primeira mulher  negra a bordo da Interprise, e como Tenente!
Naquela época as chances de uma mulher e negra terem papéis de destaque eram muito poucas, a estréia da atriz na série  foi tão importante para o público afro-americano que ninguém menos do que Martin Luther King pediu pessoalmente a ela que não saísse do show, pois ela era um exemplo para os jovens negros em plena era de luta por direitos civis.

Atriz Emma Watson - Feminista
Nossa nova embaixadora da ONU surpreendeu a todos ano passado com seu discurso a respeito da igualdade dos gêneros feito no evento HeForShe na sede das Nações Unidas, ao lado de grandes líderes mundiais. O fato dela ser uma atriz pode ter contribuído muito, pois ela trás consigo uma legião de fãs, que a partir dela acabaram se interessando pelo assunto. Mas vale lembrar que a Emma é bem mais que uma excelente atriz, ela é uma grande mulher.

Eu fui nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela ONU Mulheres seis meses atrás, e quanto mais eu falava sobre feminismo, mais eu percebia que lutar pelos direitos das mulheres muitas vezes tem se transformado em sinônimo de ódio aos homens. E se existe algo de que tenho certeza, é de que isso tem que parar. - Emma Watson (2014)

Bom pessoal, a lista é enorme e pode aumentar, mas prefiro parar por aqui. E vocês quais personagens te inspiram?
Lembrem-s e Todos os dias é o nosso dia, merecemos respeito o ano todo. Não importa o que a mídia diz você é linda, seu corpo te pertence, seus gostos e direitos devem ser respeitados.
A minha luta só acaba quando todas nós estivermos livres. Abusos, desrespeito, violência contra a mulher devem ser combatidos e denunciados, talvez você não sofra mas alguém sim, pode ser na sua rua, no seu bairro, no seu trabalho, escola... não deixe de denunciar.
Não admito ganhar flores, enquanto alguma de nós sofre  humilhação.


Beijos!

3 comentários

  1. sem ser piegas, nós, mulheres damos conta de um recadão! trabalho, casa, família são desafios que irrompem nossos dias e com jogo de cintura damos conta de tudo da melhor forma possível!
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adoro encontrar livros com personagens fortes. Muitas das personagens citadas também me inspiram. Nosso dia é todo dia sim, mas é muito bacana ter um dia onde todas as "atenções" estão voltadas a nós, ao fato de sermos mulheres e não mães ou namoradas. cada uma de nós trava batalhas diárias na luta por reconhecimento e igualdade. Aguardo ansiosamente o dia em que essas lutas não serão mais necessárias.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Mas COMO eu não tinha visto isso?? Que mancada. EU AMEI VOCÊ CITAR A MICAL e fico feliz de ter conseguido passar bem a personalidade dela <3 Obrigada pela lembrança <3
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.