Resenha: Supernova - O encantador de flechas | Renan Carvalho | Garota Indecisa

Resenha: Supernova - O encantador de flechas | Renan Carvalho


Supernova - O encantador de flechas
Autor(a): Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Nro Páginas: 440
Classificação: ★★★★★ (04 estrelas)
Sinopse:
Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

Uma leitura fantástica, ele foi meu livro viajante, o coitado já está até "acabadinho " de tanto andar em mochilas, malas, porta-luvas do carro e tc.


O livro se passa em Acigam, uma cidade onde o povo vive isolado e alheio ao mundo lá fora por conta de um governo controlador. Murros cercam a cidade e impede que qualquer um saia ou entre. 
Mas nem sempre foi assim, á muitos anos atrás o povo através de viagens conheciam outras culturas e através delas obtiveram o conhecimento da ciência e magia, e como  conhecimento é poder o governo proibiu tais ciências, trancou os portões da cidade e condenou qualquer um que fosse pego praticando magia.
Foi nesta época de quase guerra, que surgiu a Guilda, um grupo de pessoas conhecedora da verdadeira ciência, mas infelizmente o governo não deixou passar e logo revidaram atacando-os  com a ajuda de seus aliados: os  Silenciadores, criaturas capazes de derrotar, matar e anular a magia. Foi assim que a Guilda desapareceu, e durante anos a cidade foi silenciada, vivendo das migalhas do governo em uma paz aparente, sendo induzidos a acreditar de que aquilo era o melhor que eles podiam ter, e nada que existisse fora daqueles murros valeriam a pena.
Supernova no aeroporto de RJ ás 2AM 

A família Yandel esconde muitos mistérios,  Leran está acabando o ensino médio, prestes a fazer 18 anos é o melhor na turma quando o assunto é arco e flecha, ela tem uma irmã, Luana com quem mantém uma amizade muito forte apesar de tão diferentes. seu pai morreu quando eram muito jovens e sua mãe evita falar sobre o assunto, e tenta a todo custo deixar os filhos fora de problemas e do seu avô Bretor, com quem ela não se da bem por motivos misteriosos.
Apesar de contrariar a mãe Leran sempre faz visitas ao seu avô depois da aula, na verdade as visitas que acabam se tornando aulas, onde ele aprende sobre a verdadeira ciência, é lá que ele aprende sobre os elementos e a controlá-los. a primeira parte do livro é cheio de magia e mistérios  e conforme eles vão sendo desvendados sendo introduzidos a uma distopia cheia de ação e conflitos.
Apesar da submissão do povo, a calmaria da cidade vem sendo abalada por conflitos e ataques de silenciadores, e a Guilda é obrigada a intervir. Segredos envolvendo a família de Leran são descobertos e ele juntamente com sua família são incapazes de ficarem de fora desta guerra.
Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está
estimulando uma guerra civil."
Em meio a tanto caos, Leran conhece Judra, uma jovem orfã e para variar cheia de mistérios também, foi nesta parte que  o autor resolveu introduzir uma pitada de romance, que ao meu ver não foi essencial, mas deu uma tranquilidade na leitura, mas como gosto da ação, eu dispensaria.
Quem ama distopia vai adorar o livro, nem vou citar todos os personagens secundário que eu amei pois me apaguei demais, e claro tive meu coração partido várias vezes nesta leitura, mas confesso que meu lado sádico ama quando o livro foge do comum e acaba matando meus personagens favoritos, haha.
Me identifiquei muito com Luana, e apesar de gostar de Leran o personagem não me chamou tanto a atenção, foi isso que mais gostei do livro, você não precisa gostar da personagem o enredo e a escrita fácil do autor por si só te encanta.
"Desenvolvi minha própria especialidade e a aprimorei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."
o livro veio cheio de ilustrações lindas, por onde passava queria mostrar as páginas para as pessoas, fiquei toda boba. Fora os extras que o livro possuí, enfim é leitura nacional que não perde nada para as distopias  aí de fora. O contexto, a escrita, as tramas e conflitos sobre o governo nos fazem refletir, e muito. Logo quando li me  lembrei de um trecho de uma música que reflete bem alguns partes do livro:
Paz sem voz, não é paz é medo.

este livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito, mas também gostaria de agradecer e parabenizar o autor Renan Carvalho, que por sinal é uma pessoa encantadora que pretendo encontrar em breve em algum evento literário.

E vocês gostaram? já leram? me contém e deixem suas opiniões!



5 comentários

  1. Super legal esse novo selo da Novo Conceito voltado a novos autores, não conhecia esse e achei muito bonita a capa, não é meu estilo de leitura mas adorei a sinopse e sua resenha!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, amo esse selo <3 se amou a capa imagina as ilustrações, o trabalho ao todo ficou maravilhoso!

      Excluir
  2. a cada resenha ou video que eu leio/vejo desse livro me da vontade mais ainda de ler ele, todo mundo fala bem e eu fico me corroendo para ler logo, mas nao consigo achar ele na promocao, por ser novo e tals, e eu nao compro por 40/35 reais porque mds eu sou pao dura msm mas eu acho caro. ai to eu aqui esperando ele na promocao logo kkkkk
    amei teu blog, ate segui para nao perder nenhum post!

    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Lud R$27,90 na Saraiva!! agora Não tem mais desculpa rs
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Tami.

    Quase comprei esse livro no sábado, lá na Saraiva. Quero muito lê-lo.
    Adorei sua resenha. bjs

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.