Resenha - Fragmentados - Neal Shusterman | Garota Indecisa

Resenha - Fragmentados - Neal Shusterman

Fragmentados
Autor(a): Neal Shusterman
Gênero: Distopia
Nro Páginas: 320
ISBN: 9788581635194
Sinopse:
Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston GLobe-Horn Book Award Neal Shusterman desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Me arrisco a  dizer que esta foi uma das melhores distopias que já li na minha vida, e tem grande chance de ser a minha melhor leitura deste ano, merece 5 estrelas sem dúvidas!

Para todos que estão acostumados e até mesmo cansados das distopias atuais onde uma Guerra acontece, a tecnologia sempre influência no poder e os jovens se rebelam contra o governo. Podem esquece, pois Neal criou um mundo totalmente inovador neste livro, algo que talvez eu e vocês jamais teríamos pensados antes e que vai surpreender a todos.




O livro se passa nos Estados Unidos, onde a muito tempo houve uma Guerra, mais conhecido como Guerra de HeartLand, que acabou ocasionando na aceitação da "Lei da Vida", que significa que uma pessoa tem direito a vida até aos 13 anos, após isso dos 13 aos 18 anos os pais e responsáveis podem chegar a  conclusão de que o filho/a não é mais útil para a sociedade e pode ser fragmentado.
Isso mesmo, fragmentação é uma forma mais bonita para se dizer: aborto.
O livro é perturbador, a forma como eles lidam com a ideia é cruel e calculista, os jovens são apenas moedas de trocas até completarem 18 anos.

Muitos vêem a fragmentação como algo bom e viável, afinal jovens que são considerados desajustados podem ser divididos em vários pedaços e servir para ajudar outras pessoas que realmente merecem viver, como por exemplo alguém digno que esteja morrendo mas precise de um pulmão novo. Sem contar no capital e a economia, um bom coração pode valer muito mais que um jovem orfão que não agrega valor á sociedade. Uma pessoa rica pode pagar milhões por um braço novo, basta escolher no banco de Orgãos. A medicina não é mais necessária, apenas cirurgiões, a prática de doação de orgãos não era e nunca foi uma prática usual da população, então por que não se beneficiar e até mesmo aceitar a fragmentação? Crueldade? Talvez, até onde vale a sua vida? até onde vale a pena cuidar de um filho? a vida de uma pessoa é descartável e até mesmo menos importante que a  de outras pessoas?

A cada página lida eu sentia mais revolta, estamos em meio um novo mundo, mas é nítido as criticas que o livro faz com relação a nossa hipocrisia atual.

Em meio ao caos conhecemos três personagens chave neste livro:
Connor, um garoto problema e de pavio curto. Por conta de seu temperamento difícil seus pais acharam melhor que a fragmentação seria a solução. Mas ele não.
Como não é de sua personalidade aceitar nada quieto, assim que descobre que seus pais assinaram a ordem de fragmentação ele monta um plano para fugir e se manter vivo até que complete 18 anos e esteja livre.
Risa é uma garota que vive em uma Casa Estadual, apesar das notas boas e o talento para o piano, suas expectativas perante a sociedade já foram almejadas, e não não há razão para mantê-la "viva" o melhor é fragmentá-la e ceder espaço para outros jovens.
Lev é um dízimo. seus pais como religiosas doam 10% do que eles tem á Deus, isso inclui seu 10° filho. Lev não se preocupa com isso, com apenas 13 anos viveu a vida inteira sabendo qual era o seu destino e está convicto de que ele é uma benção e que seu propósito não pode e nem deve ser mudado.

Tudo muda quando a vida desses três acabam se cruzando. Connor e Risa sabem o que querem: fugir e se manterem vivos, já Lev é "sequestrado" por Connor, que não entende a obsessão do garoto em querer ser sacrificado.

Apesar de Connor e Risa terem o mesmo plano em mete, são personagens totalmente diferentes, Connor é como uma boma relógio que pode explodir a qualquer momento e na maioria das vezes age sem pensar, mas é notável que ele tem carate e um coração bom, tanto que mesmo não aceitando Lev, não foi capaz de abandoná-lo. Risa funciona como a sua voz da razão, como viveu a vida inteira com garotos desajustados ela sabe como lidar com Connor, e os dois acabam formando uma boa dupla ao longo do livro, as partes de afeto entre os dois  mesmo que sutis, deram um pouco de luz ao livro.

Lev tem apenas 13 anos e uma ingenuidade que chega a dar pena, o livro quis retratar isso de uma forma notável e incomoda, com a intenção de mexer com os nervos, conceitos e pré- conceitos dos leitores, não só em relação a religião mas as crenças e as influências dos pais e da sociedade na vida das pessoas.

O livro é em terceira pessoa e cada capitulo é do ponto de vista de um personagem diferente não só sobre os três principais, pois temos outros personagens secundários que mereceram minha admiração durante a leitura.
Neal não deixou nenhuma pota solta, nenhum deslize, toda a leitura foi impecável e a tensão a cada página se fez presente em todo o livro.

Pesquisei mais sobre o autor e descobri que o livro faz parte de um série porém eu não gostaria que tivesse continuação, pois o livro acabou perfeitamente e sem dar indícios de que teríamos algo mais, e na minha opinião quando a obra é maravilhosa, ela deve ser única.

E vocês, já leram este livro? O que acharam?

2 comentários

  1. Olá!

    Estou bem curiosa para ler esse livro! A trama parece ser bem envolvente e impactante, e a capa é muito intrigante! Me desanima também o livro ser parte de uma série, estou evitando séries no momento rs, mas se você gostou tanto da obra, ainda quero dar uma chance a ela.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books

    ResponderExcluir
  2. adorooooo esse livro
    a sinopse super me chamos a atenção
    adoro tramas com essa premissa ;)
    mais um livro para 2016 <3

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.