Resenha: Mentiras que confortam - Randy Susan Meyers | Garota Indecisa

Resenha: Mentiras que confortam - Randy Susan Meyers

Mentiras que confortam
Autor(a): Randy Susan Meyers
Gênero: Drama
Nro Páginas: 368
ISBN: 9788581637068
Nota: ★★★ (04 estrelas)
Livro Cortesia da Editora Novo Conceito
Sinopse:
Cinco anos atrás...
Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção.
Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe.
Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele.
Hoje...
Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.
Mentiras que confortam é sobre: pessoas, suas mentiras e suas consequências.
O livro foi um desafio para mim, já que estou acostumada a ler romances, distopia e fantasia e este livro é totalmente o oposto de tudo isso.
O ponto forte do livro ao meu ver são os personagens, que foram muito bem construídos e resultaram em uma boa estória.
O livro no começo é bem parado e a leitura se tornou bem cansativa para mim, não sei se pelo fato do gênero pouco comum em minhas leituras mas o que me manteve firme foram sem duvidas os personagens e suas mentiras.  A cada mentira eu me irritava mais com cada um e essas sensações foram presentes do começo ao fim do livro.



Por isso quero fazer essa resenha um pouco diferente, quero falar um pouco de cada personagem do livro, já que o livro é contado pela perspectiva de cada um, o que tornou tudo mais intrigante.

Nathan é um homem bonito, bom professor, casado com uma mulher exemplar e tem dois filhos, mas nada disso o impediu de se relacionar com uma bela garota. Sua vida estava perfeita, tinha um bom emprego para ir, uma amante para se divertir e na minha opinião "iludir" e um lar feliz para retornar todo dia, tudo ia perfeitamente bem até que uma gravidez indesejada surge.
Nathan como um bom covarde que é, escondido por trás de sua marcara de homem perfeito, sugere que a amante "se livre do problema" e vai embora.
Já ouviram essa história? Com toda certeza sim, mas o livro não para por ai e as mentiras muito menos.

Com Tia, ele não era o papai que, secretamente, estava cansado de ler livros infantis premiados para Max e Harry Potter para Lucas, e também não era o marido cansado de lavar louça depois dos jantares preparados por Juliette. Havia se tornado bonito, inteligente e excitante. A adoração da jovem tornou-se um vício.

Tia é uma bela garota de 24 anos que se apaixonou perdidamente, desde a primeira vez que colocou os olhos em seu amado ela sabia que não teria mais volta e tudo seria um sonho se houvesse um pequeno detalhe: Ele era casado.
Por muito tempo Tia se permitiu ser a "outra" e vivia na esperança de que um dia ela seria a atual e a unica mulher na sua vida, mas tudo isso mudou quando ela engravidou.
Tia não tinha pretensão alguma de ser mãe solteira, por isso decidiu ter o bebê e mando-lo para a adoção mesmo sua mãe sendo totalmente contra.
4 anos depois Tia se encontra em uma vida nova, sem mãe e se culpando por sua decisão tomada a anos atrás,  tudo que ela tem  são fotos de sua filha e cartões que os pais adotivos mandam para ela todo ano.
Agora Tia tem que viver com a sombra do passado e as consequências de suas mentiras, até que decide tomar uma atitude: Enviar à Nathan uma carta e fotos de sua filha, na esperança de que ele ao recebe-la irá procurar por ela.

Enquanto ela acariciava a mão dele, o universo parecia se concentrar naquela simples conexão física. Sua vida havia se resumido a ficar com ele.

Juliette é a esposa perfeita, tem um marido maravilhoso, filhos lindos e um bom trabalho.
Ela pode ser considerada a esposa modelo, aquela que cuida de tudo com amor e carinho e deixa tudo sempre impecável, sua vida estava perfeita até que seu marido chega em casa desesperado com a noticia de que ele à havia  traído.
Como esposa e mãe sensata e além tudo apaixonada Juliette decide perdoá-lo, afinal ela não poderia jogar fora anos de um casamento perfeito por conta de uma mentira. 4 anos depois tudo estava perfeito em sua vida, nova casa, nova vida... até que ela recebe uma carta endereçada a seu marido contendo fotos de uma garotinha que aparentemente eram de seu marido e sua antiga amante.
 Seu mundo estava caindo novamente, depois de 4 anos as mentiras de Nathan e Tia retornam e podem acabar mais vez com a sua vida de  sua família.

A perfeita Juliette: que preparava refeições gourmet, a mãe do ano, que cuidava de sua casa. A ideia de que ele havia ido atrás daquela garota por que seu ego precisava de um pouco mais de estímulo a deixava maluca. Sempre esperava muito mais de Nathan.

Juliette é uma mulher forte, talvez a mais forte desse livro, apesar da traição que por mais clichê e piegas que possa ser, ela não se deixa abater visivelmente, ela luta até o fim e acima de tudo é justa, tanto que além de aceitar a  a traição e as consequências das mentiras do marido, entende que  a filha de Nathan não tem culpa e merece conhecer a sua família, por isso ela vai em busca de respostas.

Juliette sabia ouvir muito bem seus próprios conselhos. ser criada por uma mãe cuja versão de "bom-dia" era "você não vai usar isso para ir à escola" fez com que ela conquistasse a habilidade de manter a expressão calma na frente das pessoas.

Perter e Caroline são um casal comum e feliz como vários outros mas tem um problema que muitos já conhecem: Peter sonha em ser pai enquanto Caroline não consegue se compartilhar do mesmo sonho, os dois não podem ter filhos biológicos e por insistência de Peter decidem adotar uma bela garotinha que foi deixada para adoção ainda bebê e a chamam de Savannah.
Mesmo após 4 anos, Caroline não consegue se encaixar no papel de mãe e sofre com a cobrança de Peter para se tornar uma mãe melhor.
Gostei muito de Caroline, é nítido logo na primeira aparição dela no livro que o seu casamento apesar de feliz não é  guiado por duas pessoas e sim uma s´, percebemos logo no começo a sua insegurança não só em relação á maternidade quanto a sia mesma.
Vejo muitas mulheres como Caroline, mulheres inseguras e  que acabam se submetendo a maternidade por pura pressão.
Esse livro mais do que nunca confirma a minha teoria de que ser mãe é uma escolha e não uma obrigação.

Caroline não queria oferecer nada menos para seus filhos, mas não tinha instinto para o sacrifício[...]
Ser mãe a aterrorizava tanto que ela mal conseguiu esconder o alívio quando não engravidou...
Ela havia deixado toda a pesquisa e a decisão para ele, uma postura que ele sempre aceitara. Peter gostava de estar no comando.

O livro como podem ver é cheio de clichês e situações cotidianas, mas que não tornam a leitura cansativa. Ele nos faz refletir sobre alguns pontos tão comuns e que são esquecidos.
É um livro sobre mentiras, família, esperança, luta e força de vontade.
Savannah tem dois pais e três mães, todos ligados por mentiras de 4 anos. O desfecho foi muito bem colocado, uma pena não poder soltar spoilers rs.

e então gostaram do livro? já leram? gostam do tema? me contem!
beijos

Um comentário

  1. Que legal a sua resenha! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu me interessei agora!
    Beijos e até mais linda!

    www.batomveermelhoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.