Aniversariante da semana: Valéria Martins | Garota Indecisa

Aniversariante da semana: Valéria Martins

Olá leitores, para fechar o especial da nossa aniversariante da semana Valéria Martins, vamos conhece-la um pouquinho mais.

Valéria Martins é carioca da gema. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio e trabalhou para revistas femininas como a Marie Claire. Em 2004 migrou para o mercado editorial. Trabalhou nas editoras Campus/Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou sua própria empresa, a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.br Como autora, publicou o livro de crônicas A pausa do tempo (Jaguatirica, 2013, disponível também em ebook) e Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (Mauad Editora, 1997), entre outros. Atualmente prepara um volume de contos a sair pela editora 7Letras em 2016.

Entrevista muito fofa que eu fiz com a autora, não tem como não se encantar com ela gente!!
1-  Com quantos anos começou a escrever?

Não lembro exatamente. Só sei que sempre tive diário. Com 6 anos escrevia e ilustrava histórias em quadrinhos muito simples, de quatro ou cinco quadrinhos. Lembro de uma sobre um pintinho e outra que era a história de uma nuvem. Mais tarde, com uns 10 ou 11, escrevia poemas de amor. 
 
2- Como foi a sua infância ela foi rodeada de livros?

Mais ou menos. Meus pais se separaram quando eu tinha de quatro para cinco anos e foi um período muito atribulado. Dos 7 aos 8 anos morei com meu pai e ele sempre lia para mim antes de dormir. Desse período, destaco dois livros: "O gato malhado e a andorinha sinhá", do Jorge Amado (autografado para mim), e "Histórias dos índios do Brasil", do Walmir Ayala, que eu amava e que tenho até hoje. Está caindo aos pedaços, mas tem lugar especial na estante. 
 
3- Sua paixão por livros surgiu quando?

Acho que nessa época em que meu pai lia para mim antes de dormir. Ele era jornalista, grande leitor, e conseguiu plantar dentro de mim a semente da leitura. Minha mãe, por sua vez, plantou a semente da paixão pelo cinema. 
 
4 - O que você espera deste ano?

Espero avançar mais na divulgação do meu romance em ebook, "A matéria dos sonhos". No segundo semestre deve sair um livro de contos, cuja revisão estou finalizando, pela editora 7Letras. Título provisório: Tsunami 
 
5- Se pudesse fazer um desejo sem limites de aniversário qual seria²

Ter um jatinho particular para levar a família e os amigos - como você Ariadne - para os lugares mais distantes e exóticos do mundo, que tenho vontade de conhcer: Tailândia, Camboja, Vietnam, Índia, Austrália, Irlanda e mais. 
 
​6 - Um livro que você ama e se inspira

Desonra, do J.M. Coetzee, premio Nobel de Literatura, é um livro que li ano passado e que me deixou apaixonada. A maneira como ele escreve é tão simples e tão contundente. Sem descrever nada, sem dizer nada diretamente, ele toca fundo e nos sentir na pele a questão do apartheid na África do Sul, país onde nasceu. 

7- Uma musica que faz parte da sua vida

Skyline Pidgeon, uma música bem velha do Elton John, cuja letra é lindíssima. 
 
8- Um citação de algum livro/autor que você goste ou que te defina.

 "A felicidade que se vive deriva do amor que se dá" - Isabel Allende

Beijos!!​ BEIJOSSSSS!

2 comentários

  1. Minha querida Ariadne, MUITO OBRIGADA pela entrevista e os registros sobre meu novo livro "A matéria dos sonhos". Muito grata e honrada meeeesmo. Um beijo com carinho,

    ResponderExcluir
  2. Citação de Isabel Allende <3 gosto muito dessa autora.
    Adorei conhecer a Valéria Martins, ótima entrevista, Tamires! (:

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.