O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #1 - Ransom Riggs | Garota Indecisa

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #1 - Ransom Riggs

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #1 Autor(a):  Ransom Riggs
Nro Páginas: 336
Editora: Leya
Classificação: ★★★★★ (03 estrelas)

Sinopse:
Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares", um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante.
Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.
Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo... E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, "O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares" vai deliciar jovens, adultos e qualquer um que goste de uma aventura sombria.

Alguns meses atrás fui nas Lojas Americanas e vi vários livros pela metade do preço e mesmo odiando livro com capas de filmes acabei comprando, afinal eram R$10,00 não podia deixar passar.

Assim que comprei fui primeiro ver o filme e gostei, nada de muito extraordinário mas gostei assim as chances de eu gostar mais do livro seriam maiores.
Geralmente o filme não é igual o livro e é bem pior, mas nesse caso a diferença do filme para o livro é gritante, se eu não tivesse assistido Death Note antes de fazer essa resenha eu diria que está foi a pior adaptação que eu já vi mas isso não vem ao caso pois eu não sou boa para ser crítica de filmes (assisto sempre que passa Lanterna Verde, Dragon Ball e Speed Racer) vamos a resenha do livro de fato.

Jacob é um garoto bem recluso e possui apenas um amigo Ricky e é apegado a seu avô Abraham, que contava diversas e incríveis histórias da época em que ele era jovem e vivia em um orfanato para Crianças Peculiares no pais de Gales na época da Guerra Mundial e dos diversos monstros que existiam. 
Claro que com o tempo tais histórias acabaram se tornando apenas fantasia para Jacob e ele deixa de acreditar e até mesmo acaba se distanciando de seu avô Abe.

Um dia Jacob acaba recebendo uma ligação de seu avô avisando que os Monstros o encontraram, mesmo achando que não existe monstro nenhum ele corre para a casa do avô pois acredita que o mesmo encontra-se débil, mas acaba encontrando apenas a casa revirada, um vulto no escuro e seu avô a beira da morte, que em suas últimas palavras apenas pede para que Jacob encontre a Ilha.

Após a morte de Abe Jacob começa a questionar o que realmente é esta Ilha, o que era aquele vulto, como o avô realmente morreu e se Monstros e a Ilha realmente existem, mas somente no seu aniversário é que ele finalmente decide ir em busca de respostas, e sabe que só pode encontrá-las na Ilha.

O livro é narrado por Jacob que para mim é um tremendo adolescente chato, me irritou em várias partes do livro, a narrativa é cheia de detalhes e algumas chegaram a ser cansativas. É um livro de fantasia e a forma como Jacob lida com isso ou é muito cético ou então acaba acreditando rápido demais, acabei ficando confusa com  a forma que Jacob vê e encarra certas coisas.

O livro chama a atenção por suas fotografias pitorescas muita das vezes medonhas e bizarras em várias páginas, todas em preto e branco e por suas personagens tão autênticas e peculiares.

O ambiente que o autor criou é muito bom, você consegue sentir uma vontade imensa de visitar a Mansão da Sra peregrine e conhecer todos os jovens moradores de lá, porém conforme o livro vai se desenvolvendo a leitura acaba dando uma esfriada, a escrita do autor continua boa mas é cheio de mistérios, tanto mistérios que deixou várias pontas soltas.

Cada morador tem sua peculiaridade e eu acredito que muito deles deveriam ser melhor explorados, o livro focou muito na Emma que acaba se tornando o interesse amoroso de Jacob, o romance dos dois não me encantou de forma nenhuma, os dois são chatos separados e juntos são piores. Existem vários outros que são peculiares fantásticos como Horace, Millard, Enoch e Hugh que não tem tanto destaque como poderiam ter, senti falta de mais ação e aventura envolvendo eles.

Os vilões sao bem fracos, foi criado um suspense tão grande em volta deles para no final não termos um vilão digno de colocar medo.

O livro é apenas bom, pois é notável o talento do autor mas parece que ele não pesou a mão como deveria, a sinopse, as fotos, tudo indicava um livro de pura aventura e suspense cheio de emoções para deixar o coração saltando mas ele não teve este efeito de forma alguma, ele é apenas um bom livro cheio de detalhes e personagens muito bons.

Quero muito ler os próximos livros pois quero saber como esta estória termina porém acredito que vou ler com um pé atrás pois a maioria das resenhas passam a ideia de um livro maravilhoso, de uma narrativa envolvente mas que para mim acabou sendo apenas uma ótima leitura onde eu esperava que fosse entrar para a minha lista de melhores livros do ano que no fim não aconteceu.

E vocês leitores, já leram? acharam maravilhoso ou apenas bom?
Quem já viu o filme gostou também ou esperava mais?


Um comentário

  1. Olá!

    Tenho muita vontade de assistir ao filme! Que pena que o livro te decepcionou um pouco :( espero que goste mais dos próximos!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.