Resenha: Cidades de Papel - John Green | Garota Indecisa

Resenha: Cidades de Papel - John Green

Cidades de Papel
Autor: John Green
Ano: 2013
Editora Instrínseca
Skoob
Nota: ★★★★ (03 estrelas)



Sinopse - Cidades de Papel - John Green
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.\


Ganhei este livro no final do ano de uma amiga quando participava de um Amigo literario, e fiquei mega contente, afinal de contas depois de ler A Culpa é das estrelas assim como milhares de leitores me apaixonei pela escrita do João Verde <3

Cidades de papel começa já com Q e Margo na infância em um episódio que marcou a vida de ambos, mas a de Q do que a dela, e depois disso somos transportados para os dias atuais, onde Q é um adolescente apaixonado pelo ócio e Margo a Rainha do Ensino Médio, ou seja ambos de mundos totalmente diferentes. Isso muda quando Margo aparece de madrugada na janela de Q pedindo ajuda, seu carroe  compania para um plano de vingança...


E então ela me encarou: - É como uma promessa. Pelo menos esta noite. Na saúde e na doença. Na alegria e na tristeza. Na riqueza e na pobreza. Até que o sol nos separe.

A noite/madrugada dos dois é incrível, você é transportado para essa aventura e consegue sentir toda a emoção que Q sente ao viver tudo que para Margo é tão natural, mas para ele é tão diferente.


Isso sempre me pareceu tão ridículo, que as pessoas pudessem querer ficar com alguém só por causa de beleza. É como escolher o cereal de manhã pela cor, e não pelo sabor.

Como vimos na sinopse a Margo simplesmente some, o que é normal para os pais e até mesmo para seus amigos, mas diferente das outras vezes ela não volta.
Margo é uma garota estranha, cheia de manias que sempre que foge acaba deixando pistas, que para a maioria não faz sentido algum, e desta vez não é diferente, Q acaba a cada dia descobrindo algo que pode levar ao paradeiro de Margo e acaba descobrindo cada vez mais que aquela menina que ele conheceu na infância não existe mais...
O livro conta com partes engraçadas, me surpreendi com a forma que o autor escreveu este livro, Q tem dois amigos Radar e Ben, ambos divertidos e garantem ao livro um humor e narrativas maravilhosas. Logo no começo me peguei dando altas risadas com ben e seu jeito palhaço de ser, e diferente de Q apenas quer curtir seu último ano do ensino médio e curtir as festas de formaturas.


Como nada é perfeito, o que me irritou no livro ofi o fato de Q ser obsessivo por Margo, sim obsessão, antes parecia uma paixão, mas ao longo do livro vemos que a cada página ele pensa em Margo, vive Margo, respira Margo e o pior carrega seus amigos nessa loucura toda.
Margo me irritou desde o começo com o se despreocupado, tentando ser uma rebelde, e tentando achar uma filosofia para justificar suas loucuras e sua falta de interesse por responsabilidades.


Não havia planos de aposentadoria. Não havia planos de carreira. Não havia planos. Não havia tempo para planejar. Não havia tempo para o futuro. Mas aí a expectativa de vida começou a aumentar, e as pessoas começaram a ter mais futuro e a passar mais tempo pensando nele. E agora a vida se tornou o futuro. Todos os momentos da vida são vividos no futuro: Você frequenta a escola para entrar na faculdade para arrumar um bom emprego para comprar uma casa legal e mandar os filhos para a faculdade para que eles consigam um bom emprego para comprar uma casa legal para mandar os filhos para a faculdade

Acredito que tudo isso é obra de John Green, esse livro nos faz ter vários sentimentos, desde risadas até irritação e nos mostra que pessoas, são apenas pessoas...
Indico esse livro para todos, pois a forma como John Green escreve cada frase é nada menos que encantador, pois mais que Margo tenha me irritado e o livro demorou a se desenrolar, cada frase dita por ela fica marcada, é extraordinário!

E vocês quem já leu?  o que acharam?

beijos!

3 comentários

  1. to doida por esse livro, sou apaixonada pelo John Green, está na minha wishlist rs e sua resenha ficou ótima, beijos

    www.dormindoforadecasa.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é simplesmente perfeito!! O John Green tem um jeito de escrever que nos faz viajar na história e "entrar" no personagem. Amei sua resenha. Beijinhos ^^

    www.amores-e-cupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O único do Jonh que ainda não li. Preciso fazer isso já! Gosto muito da escrita dele, é bem assim mesmo, faz a gente sentir várias coisas ao longo da leitura.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.