Resenha: O Outro Lado da memória - Beatriz Cortes | Garota Indecisa

Resenha: O Outro Lado da memória - Beatriz Cortes

Nome: O outro lado da memória
Autor: beatriz Cortez
Páginas: 248
Ano: 2013
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)

Livro no Skoobclique aqui
Clissificação: ★★★★ (05 estrelas) 

Sinopse:"Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no inicio, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. 


O outro lado da memoria aborda o tema de solidão, assim como o romance ele traz também um tema que é comum na sociedade e vivido por muitas mulheres adolescentes ou não, e adorei a forma como a Bhya retratou essa tema com delicadeza e a forma como ele foi resolvido é de tirar suspiros de qualquer um.



"Muitas vezes, é mais cómodo desistir. Desistir pode parecer atrativo, fácil. Porém, a dor interior que isso causa, vai refletir em qualquer outra coisa que fizer. Já quando se insiste em algo, é trabalhoso, cansativo, esgotante. E não temos a certeza de que seremos recompensados no final, mas teremos a certeza de que fizemos o possível." - Pág. 1

O livro começa bem clichê, afinal de contas a personagem principal, Luiza,  esbarra no capitão do time de basquete e logo de cara sem motivo algum ela o odeia. Mas a Bhya conseguiu superar todas as espectativas ao desenvolver um romance ao mesmo doce e tão maduro e envolvente.
Luiza é um jovem que apesar de talentosa se fechou para o mundo depois de sofrer muito no passado, mas isso não impede que ela tenha amigos maravilhosos, um ponto que me chamou muito a atenção foi a importância de amizade ter sólidas e verdadeiras faz toda a diferença na vida de Luiza e Arthur.

O livro no começo me irritou, ou melhor a Luiza, ela é bem cri-cri no começo e a implicância que ela tem com o Arthur é bem chata e sem motivo, mas conforme vamos conhecendo mais ela através dos seus amigos e pensamentos minha opinião mudou muito.
Arthur e Luiza tem que cumprir um detenção juntos e então que Arthur sempre teimoso decide fazer uma aposta com Luiza, provar a ela que ele é um cara legal até o final da detenção caso ele ganhe ela terá de assistir a todos os treinos de basquete, caso ele perca ela não irá mais aparecer no caminho dela.

"Ele conseguia me desarmar. Conseguia desfazer todas as minhas defesas. As muralhas que havia construído ao meu redor durante todo aquele tempo ele simplesmente quebrou, destruiu em pouco tempo." Pág. 148


Nos dias que se passam Arthur se mostra uma pessoa incrível, teimoso, confiante, roamntico atencioso tudo que uma garota poderia querer, e tudo que Luiza não imaginava que ele fosse, mas mesmo ele sendo um príncipe como suas amigas dizem, ela não consegue se desligar do seu passado, ainda mais agora que ele resolveu voltar para atormentá-la.
Luiza achou que depois de tantos anos seu passado estaria enterrado, mas ele resolveu voltar e ela terá a ajuda de seus amigos e até mesmo e Arthur para superar tudo isso e tentar ser feliz de novo.
Arthur fica a todo momento ao lado de Luiza, e ela se pergunta se ele é a parte que faltava na sua vida...
O romance apesar de adolescente entre os dois não deixou de me encantar nem por um segundo!
A forma como a Bhya escreve é doce, já esperava um romance um terno e gostoso, mas não esperava encontrar tantas lições em um só romance, se engana quem pensa que é só mais um romance adolescente.

Porque, para mim, o Arthur não é a terceira nem a segunda alternativa. Ele é a minha escolha. E todos os dias, quando acordar, vou escolhê-lo novamente." - Pág. 244 

Os prinícpios de Luiza são colocadas de uma forma tão bonita no livro que é impossível Não se apaixonar por este casal e torcer a cada momento, leitoras românticas e sonhadoras irão amar.

"Eu quero te dizer que eu jamais vou tentar algo com você antes que se sinta preparada. E, se isso levar meses, eu vou esperar. Se levar anos, eu esperarei. O que eu queria, já consegui; você! O resto é só detalhe." - Pág. 203

Além de tudo isso temos um final maravilhoso, cheio de emoção e de mistérios revelados.
A mensagem que o livro trás é de confiança, de que vale sim a pena acreditar e confiar nas pessoas novamente, vale a pena ter princípios e como é importante ter amigos.



Conheci a Bhya sábado no evento Trilhando Páginas e me encantei, ela é a ternura em pessoa, e confessou que escreve romances por que ela realmente acredita no amor, fala se não tem como não amar mais ainda esse livro depois dessa? ♥ 



"Mas de uma coisa eu sei: o amor jamais será um sentimento qualquer." - Pág. 12


Quem gostou da resenha, pode adquiri o livro na Saraiva Online
E conhecer mais sobre a  Bhya aqui

Beijos! 

4 comentários

  1. Olha primeiramente tenho que dizer que você é uma sortuda, porque conheceu a Beatriz pessoalmente, segundo dizer que eu também AMEI esse livro. Ele é um DOS MELHORES de 2014 que li. Eu simplesmente fiquei apaixonada pela história. É bastante emocionante e nos envolve de uma tal maneira que nem tem como explicar. Só lendo mesmo.
    Você tá de parabens pela sua resenha, porque vc colocou todo ponto essencial da história =]
    Fico feliz que tenha gostado da obra também.
    Enfim...
    Olha eu não sei se vc me segue, mas eu já estou te seguindo tá?
    Estou passando em alguns blogs e a gente nunca sabe quem a gente segue ou n hahahaha...Se cuida linda e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha primeiramente tenho que dizer que você é uma sortuda, porque conheceu a Beatriz pessoalmente, segundo dizer que eu também AMEI esse livro. Ele é um DOS MELHORES de 2014 que li. Eu simplesmente fiquei apaixonada pela história. É bastante emocionante e nos envolve de uma tal maneira que nem tem como explicar. Só lendo mesmo.
    Você tá de parabens pela sua resenha, porque vc colocou todo ponto essencial da história =]
    Fico feliz que tenha gostado da obra também.
    Enfim...
    Olha eu não sei se vc me segue, mas eu já estou te seguindo tá?
    Estou passando em alguns blogs e a gente nunca sabe quem a gente segue ou n hahahaha...Se cuida linda e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ahhh tenho muita vontade de ler este livro.
    Primeiro que a capa é linda, e a sinopse me chama atenção.
    Que bom que gostou do livro.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, flor!
    Eu estou louca por esse livro... Quero adquiri-lo o quanto antes devido aos inúmeros comentários positivos que li sobre ele. Foi a primeira vez, no entanto, que vejo alguém falar que não gostou no início por ser meio clichê e a personagem um pouco irritante (rs). Gostei da sua sinceridade. É muito bom quando um livro parece começar de um jeito e depois somos completamente surpreendidos pelo autor, não é? (haha)
    Adorei a resenha.
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.