A arte da Imperfeição - Brené Brown | Garota Indecisa

A arte da Imperfeição - Brené Brown

Abandone a pessoa que você acha que deve ser e seja você mesmo

Título: A arte da Imperfeição
Autora: Brené Brown
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 184
Clissificação: ★★★★ (03 estrelas) 
Skoob

Sinopse:
Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.



Ganhei este livro faz tempo, e confesso que não fiquei animada em ler, por se tratar de auto-ajuda, mas o tema central a timidez me chamou a atenção, então resolvi dar uma chance.
O sub título dele "Abandone a pessoa que você acha que deve ser e seja você mesmo" já chama a atenção logo de cara e diz bastante sobre o livro.
A autora tenta nos ensinar a ter uma vida plena, a resgatar ou encontrar nosso amor próprio e a se valorizar.

“É muito importante o quanto nos conhecemos e compreendemos, mas existe algo que é ainda mais essencial para uma vida integral e plena; amar a nós mesmos” 


A autora do livro se dedicou por um década em estudos sobre o medo e a timidez, então o material que o livro nos mostra é bem amplo e confiável.
Não é apenas uma auto ajuda de como você deve ser forte e seguir em frente, é um estudo de como deixar seus medos para traz, através de estudos, dialogos e orientações.
A leitura é rapida, o que me surpreendeu já que por se tratar de autoajuda pensei que levaria dias em passagens maçantes, mas felizmente não foi bem assim.
Brené que também é professora, mãe e mulher tem pontos de vista interessantes e é notável o seu lado professora e mãe dando conselhos, me senti como uma criança  enfrentando uma nova escola, uma situação bem conhecida para mim  já que mudei de escola 8 vezes durante a infância e adolescencia então vários conselhos e passagens foram válidos e úteis, outros nem tanto já que foram bem previsíveis.
A autora coloca muito de si no livro, deixando a leitura como já disse rápida e gostosa, tornando o estudo bem pessoal e realista um ponto bem positivo no livro.

"Quando deixei de tentar ser tudo para todo mundo, passei a ter mais tempo, atenção, amor e conexão para as pessoas importantes na minha vida"

Um ponto fraco do livro é que ele é previsivel e repetitivo, muita das coisas descritas são obvias e acredito que não precisariam de tantos anos de estudos para serem descobertas.
Como uma pessoa timida, não acredito que esse livro me tocou, ou vai mudar algo em minha vida daqui para frente, acredito que pela minha falta de crença em livros do gênero, mas ele é cheio de frases impactantes e que podem nos fazer refletir.

E então o que vocês acham? já leram? leriam? gostam do gênero? Me contem.

beijos!

5 comentários

  1. Li esse livro e tive a mesma conclusão que a sua, mas o livro é bacana por ser de auto ajuda mas é diferente, viciante e interessante em muitas partes, gostei da escrita e de a autora ter compartilhado muitas coisas legais, mas realmente tem alguns momentos q ele começa a ficar repetitivo e no final eu não tive poucas coisas para refletir, foi estranho...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Não é exatamente o tipo de livro que eu gosto, mas quem sabe eu leia. Gostei da sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  3. Oie Tami
    eu lia muitos livros de auto-ajuda, mas depois passei a me dedicar mais aos livros de ficção.
    Eu tenho vontade de ler esse livro, e já tenho aqui na estante já faz um tempo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de livros do estilo. Acho que não leria a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  5. Oi Oi Tami!
    Eu gosto de alguns livros de auto-ajuda não todos, tem deles que servem pra alguma coisa, outros não. E como estou em uma fase que bons conselhos viriam a cair bem, gostaria sim de ler esse livro. Nunca havia me interessado até ler a tua resenha, mas agora seria um bom momento.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
    www.tyciahadi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.