Resenha: Uma mulher, um homem, um drink | Natália von Poser | Garota Indecisa

Resenha: Uma mulher, um homem, um drink | Natália von Poser

Título : Uma mulher, um homem, um drink
Autor: Natália von Poser
Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 211
Classificação: ★★★★★ (03 estrelas)


Sinopse:
Paula é uma psicóloga carioca que seleciona funcionários para telemarketing e conduz profundas pesquisas sobre marcas de margarina e finais de novelas. Ricardo é um ex marqueteiro que um dia desisitiu de tudo para ser um feliz professor. Uma tarde, eles se encontram em uma noite quente de pré-carnaval no apinhado bar do aeroporto da cidade da garoa. Ricardo olha Paula, Paula não vê Ricardo. Ricardo oferece um drink àquela estranha que destoa de todo o cenário apressado e estressado paulista. E a partir daí, três histórias se desenrolam. Histórias que acontecem naquela única noite e que se alternam entre restaurantes da moda, casas de suingue, escolas de samba, e taxis. A partir daquele drink, as vidas de ambos e de todos que os cercam – o noivo, a melhor amiga, um garçom e mesmo um bebê vão ser postas à prova por um golpe do destino.


Hoje a resenha é sobre a escritora Natália von Poser, vencedora do concurso da Cantão "Eu amo escrever" e autora do romance "Uma mulher, um homem, um drink".

Faz alguns meses que recebi um email da Oasys Cultural, que é uma empresa de agenciamento e divulgação literária, me contando da novidade e se eu gostaria de receber um exemplar do novo livro da Natália, eu claro aceitei.
Uma curiosidade a Oasys Cultural foi fundada pela Valéria Martins, se lembram dela? autora de A pausa no tempo. Relembre lendo a resenha AQUI


Eu nunca tinha lido nada desta editora e apesar de adorar capas mais minimalistas e simples, ela não transmite tudo que o livro tem, não chamou tanto a atenção quanto deveria.
Já a diagramação e o trabalho da editora são impecáveis: folhas grossas e muito bem costuradas, espaçamento entre as letras muito bem adequados, tamanho da fonte e títulos dos capítulos muito confortáveis de se ler. Espero ter a oportunidade de ler mais obras desta editora.

O livro é um romance, podemos até classificar como um chik-lit ( gênero bem presente ultimamente aqui no blog hein! :D)
O livro conta a estória de Paula, uma psicóloga carioca que leva uma vida corrida, porém sem expectativas na grande Sampa, mas que vive fazendo ponte aérea para o Rio já que seu namorado - quase noivo mora lá. Digamos que a vida de Paula é bem sem graça, ela tem um emprego que não gosta, vive em uma cidade turbulenta, e tem amigos que são em minha humilde opinião, um porre! Se a intenção da autora era criar personagens enfadonhos 
 para os amigos de Paula ela conseguiu.
Paula tenta ser uma mulher independente e não depender do seu noivo Fernando, mesmo ele insistindo que pode sustentá-la. Até esse ponto eu entendi Paula, gostei do modo como ela pensa, mas até certo ponto ok? Ela tem alguns pensamentos que nos levam a crer que ela e Fernando não tem nada em comum, nenhuma química a não ser o sexo.
Paula é bem sistemática e cheia de rotinas, mas um dia ela resolve mudar, quebrar sua rotina e ir para o Rio mesmo em dia de semana, comprar uma revista no aeroporto mesmo sabendo que é mil vezes mais cara e está decidida a entrar de cabeça no relacionamento com Fernando. Ela me surpreendeu, afinal é bem perceptível que Paula é acomodada com a vida, e dar uma virada dessas não é fácil, e foi ai que eu quase levantei e aplaudi essa mulher!!

Aprendi nesse livro que coisas surpreendentes acontecem quando nós nos permitimos mudar, afinal Paula acaba encontrando Ricardo um professor ex-marqueteiro que por pura curiosidade e interesse pela bela morena ou ruiva resolve pagar um drink pra ela.

Nunca tinha lido nada igual, pois o livro não tem uma estória e um final, ela tem várias! O livro foi dividido em : Uma mulher, Um homem, Uma mulher, um homem e Uma mulher, um homem, um drink
Cada uma das escolhas de Paula gera uma consequência que cria uma estória e um final diferente. 
E afinal essa não é a vida? 

"Todos dizem que a vida é feita de escolhas, e que você é completamente responsável pelo seu destino mas, na verdade, é meio que um jogo de cartas marcadas. Cada vez que você faz uma escolha, você pode calcular aproximadamente a probabilidade de atingir o resultado que você quer. Nada é aleatório. Você joga as fichas certas, senta e espera."
Gostei dessa realidade do livro, muito mesmo, nunca tinha lido nada assim e acabei apreciando muito a leitura e esse dinamismo, gostei em especial de Ricardo e me diverti muito com os seus pensamentos e o seu jeitão de falar, tão natural... Infelizmente nem tudo é perfeito T_T e não consegui gostar tanto da Paula, sim eu amei o fato dela ter mudado, das suas ações, mas as partes do livro sobre ela me deixaram confusa, Paula tem muitos pensamentos e eu não sabia distinguir a narrativa dos seus pensamentos, que muita das vezes eram rápidos e inconstantes demais, ao mesmo tempo que falava algo, pensava outra coisa, o que deixou a narrativa confusa.
Em geral a estória foi divertida, bem real e muito criativa. A Natalia merece todo o crédito e meus votos de sinceros de sucesso. Fico muito contente de encontrar cada mais autores nacionais tão talentosos assim <3


E vocês já leram? Gostaram?
Beijos!


Um comentário

  1. Olá
    Que bom que gostou do livro, é bem legal mesmo haha a autora escreve mt bem e gostei da capa, muito bonitinha kkkk
    Em breve sai resenha lá no blog tbm
    A sua ficou ótima ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-uma-pagina-de-cada-vez-adam-j.html

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.