Resenha: O Enigma da Espada | Poliana Nogueira | Garota Indecisa

Resenha: O Enigma da Espada | Poliana Nogueira

O enigma da Espada
Autora: Poliana Nogueira
Editora: MultiFoco
Páginas: 146

Classificação: ★★★ (03 estrelas)

Sinopse:Os moradores da cidade de Belo Horizonte ficam chocados quando um homem é degolado por uma espada em uma rua do centro da capital. Esse seria mais um na estatística de crimes sem solução, se outros casos semelhantes a esse não voltassem a acontecer. Mel e Pedro resolvem investigar o caso, quando o seu professor torna-se uma das vítimas do serial killer. Eles contam com a ajuda de Ronaldo, um jornalista recém-formado ávido pela sua primeira reportagem, para desvendar o mistério que ronda essas mortes. Os três arriscam a própria segurança na medida em que vão ligando os fatos, que os deixam ainda mais próximos de conseguir desvendar esse mistério. Mas até que ponto eles podem se envolver sem correr riscos? Se eles soubessem a resposta recuariam antes que fosse tarde!



O livro é uma mistura de suspense e mistério com uma pitada de humor e romance, que não te deixa dormir antes de descobrir quem é o assassino! 
A leitura é muito tranquila, li em apenas um dia, a autora escreve muito bem e por se tratar de um mistério a leitura em terceira pessoa ajudou muito.
O livro começa com um assassinato: Um homem é brutalmente morto com a cabeça degolada por uma espada, e a pergunta é: por que? Logo vários outros crimes vão acontecendo também, todos iguais a estes.
Mel e Pedro são melhores amigos e acabam se envolvendo nesta estória por pura curiosidade, agora os dois e Ronaldo, um trainee de jornalismo e amigo de Pedro correm contra o tempo junto com o delegado Vilella para descobrir quem esta por detrás destes crimes antes que seja tarde demais.
O livro foi envolvente, apesar das poucas páginas, as cenas de assassinatos foram muito bem escritas é possível sentir uma pontada de aflição ao presenciar os crimes, e somos consumidos por uma curiosidade enorme cada vez que um novo suspeito ou uma nova prova é encontrada. 
Só consegui desconfiar do verdadeiro assassino no finalzinho do livro. 

Sinfrônio se abaixou para colocar a caixa no chão e antes que se levantasse, sentiu algo gelado transpassando o seu pescoço. Seu corpo caiu em cima da caixa, enquanto sua cabeça rolava pela calçada, formando uma poça de sangue.

O livro consegue te intrigar e te fazer desconfiar de todos e tudo, ele se desenvolve de forma inteligente e enigmática.
A Poliana fez um trabalho maravilhoso, ela tem um dom para mistérios  maravilhoso, sério mesmo. Me senti assistindo Scooy-Doo, já o livro é bem juvenil, mas não deixa nada a desejar quanto a sua trama.
Não dei nova máxima pelo fato de que a autora deixou pontas soltas quando aos personagens, do mesmo modo que o mistério foi muito bem elaborado, os personagens não. por exemplo Pedro e mel São estudantes, mas do que? Pedro é amigo de Ronaldo de onde? É evidente que Ronaldo é bem mais velho que eles afinal ele é Trainee ( ou seja já acabou a faculdade) e mora sozinho, mas nada disso é explicado. Alfredo um dos principais suspeitos e colega de classe de Mel e Pedro também é pouco elaborado, por ser considerado um criminoso ou suspeito ele deveria ser um pouco mais calculista e ter motivos melhores. E a tentativa de romance de romance no livro foi um pouco desnecessária também, eu amo romances, mas nesse caso ele poderia ser deixado de lado.

E então gostaram da resenha? leriam o  livro?
Eu recomendo muito, afinal é um livro muito curto e que garante um ótimo mistério.
Agradeço a Poliana de coração pela parceria do blog, e pelos momentos de tensão que pude ter ao ler esse livro maravilhoso.

2 comentários

  1. Nossa! Que desenha maravilhosa. Me deu maior vontade de ler :) Livros de investigação são uns de meus preferidos :D
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ariádne!

    Bom, eu nunca fui muito fã de mistérios policiais... Conheço muita gente que devora os livros da Agatha Christie, mas eu, pessoalmente, não gosto dela rs
    O único que li e gostei foi o "Sete dias em Riven Falls", que achei muito bom :)

    De toda forma, temos poucos autores brasileiros que trabalham nessa área, então, desejo todo o sucesso para a Poliana :)

    Beijos!

    http://livros-cores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.